Comida di Buteco já tem data marcada no Vale do Aço

Três butecos abriram as portas para caravana da imprensa e mostraram seus pratos

Por Plox

19/03/2022 11h55 - Atualizado há cerca de 2 anos

O Comida di Buteco 2022 já tem data marcada para sua realização no Vale do Aço: do dia 08 de abril a 1º de maio, o maior concurso gastronômico do país promete movimentar as cidades de Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso.

O concurso, que tem como missão transformar vidas por meio da cozinha de raiz, nesta edição traz a temática “Buteco Vive”. “Durante o período de 2020 e 2021, 30% dos butecos participantes do concurso tiveram suas portas fechadas devido a pandemia. Mas nós continuamos firmes em nosso propósito e buscamos valorizar estes guerreiros empreendedores, mostrando seu trabalho e criatividade. É com muita felicidade que anunciamos quase 800 butecos de norte a sul do país nesta edição”, disse Ana Carolina, coordenadora do concurso em Minas Gerais.

Comida di Buteco este ano tem o tema: “Buteco Vive”. Foto: divulgação

 

“Buteco é exemplo de resistência e alegria. É ali que tudo ganha vida. Histórias começam e terminam, sorrisos simplesmente acontecem. A vida acontece lá. É por isso que essa tem sido uma cultura tão brasileira! O buteco vive!”, acrescentou a coordenadora.

Dando continuidade à tradição de oferecer petiscos a um preço justo, o Comida di Buteco manteve o preço fixo do petisco em R$ 27,00 em todo o Brasil, com o tema livre. “Os cozinheiros puderam usar a criatividade para produzir os petiscos concorrentes, sem ingrediente obrigatório”, disse Ana.

Na noite dessa quinta-feira (17), ocorreu a caravana do Comida Di Buteco, no Vale do Aço. O evento foi para a imprensa, que pode apreciar alguns dos pratos que estão concorrendo. A caravana teve três paradas, em bares com temáticas diferentes: Alquimia do Sabor, no bairro Amaro Lanari, em Coronel Fabriciano, Armazém Di Minas, no Bom Retiro, e Macário, no Veneza, ambos em Ipatinga.

Jornalista puderam conhecer três pratos da competição. Foto: divulgação

 

A primeira parada foi no Alquimia. O bar tem uma temática daquele buteco família, no quintal da casa das responsáveis, o que torna o ambiente bem "caseiro". A porção foi o "tubarão surfa na batatinha". Segundo Carmen Maria, proprietária do local, o nome surgiu por conta do conto popular sobre o cação, peixe usado: “cação é filhote de tubarão", e daí surgiu o nome.

Com pedaços de peixe empanados, e muito bem temperados, o prato é acompanhado de uma batatinha frita caseira, que lembra a batatinha de vó. O prato é uma delícia, e tem também um molho rosé maravilhoso.

Tubarão surfa na batatinha. Foto: divulgação

 

A segunda parada foi o Armazém di Minas,  em que o proprietário Rodrigo é especialista em cervejas especiais e faz pratos combinando com a bebida escolhida. Dessa vez, a cerveja foi a Amstel, patrocinadora do Comida di Buteco.

Para saborizar a bebida, Rodrigo preparou, de entrada, um espetinho de queijo coalho temperado, com linguiça calabresa, que ficou maravilhoso. E o prato principal também estava maravilhoso, um pão com linguiça, prato tradicional em Minas, feito assado, acompanhado de batata frita e um molho levemente apimentado, que estava sensacional.

Apresentação do Armazém Di Minas. Foto: divulgação

 

A terceira parada da noite foi no Macário. A porção da casa foi um pernil ao molho, com um sabor fantástico, daqueles que é de "comer rezando". Além da carne, o prato tinha torradas, um patê, farofinha e um caldinho de feijão que estava uma delícia. As torradas serviam para comer tanto com o caldo quanto o patê, o que deixou o prato bastante legal.

 Pernil com caldo, no Bar do Macário. Foto: divulgação

 

Todos os três lugares estavam com a cerveja bastante gelada, um dos princípios do bom buteco. Quem será o ganhador? Não sabemos, mas essa quinta foi uma noite maravilhosa, com sabores diferentes, que têm em comum, além da qualidade, o carinho do preparo.


Conheça os participantes desta edição


Albatroz Butequices 
Rua Johnn Kenedy, 284 - | Cidade Nobre, IPATINGA - MG


Alquimia do Sabor 
RUA FORTALEZA, 234 - | AMARO LANARI, CORONEL FABRICIANO - MG


Armazém di Minas 
Avenida Fernando de Noronha, 1103 - LOJA C | Bom Retiro , Ipatinga - MG


Arrojado's Bar 
RUA PALMEIRAS, 1010 - Dentro do Clube Ipê | HORTO, IPATINGA - MG


Bar do Luciano 
Avenida Jose de Magalhães Pinto, 1287 - | GIOVANINI, CORONEL FABRICIANO - MG


Bar do Macário 
RUA TERESÓPOLIS, 225 - | VENEZA, IPATINGA - MG


Bar do Paulinho

RUA CENTO E TRINTA E DOIS, 492 - | SANTA MARIA, TIMÓTEO - MG

 

Bar do Waguinho 
RUA LUTHER KING, 117 - Esquina com Rua Joaquim Nabuco | CIDADE NOBRE, IPATINGA - MG


Bar Galpão 
AVENIDA JOSÉ FABRÍCIO GOMES, 213 - esquina com rua Argel | BETH NIA, IPATINGA - MG


Caladinho Bar 
RUA DOS BORORÓS, 65 - | JARDIM PANORAMA, IPATINGA - MG


Coronel Beer 
AVENIDA SEPETIBA, 251 - CASA | SANTO ELÓI, CORONEL FABRICIANO - MG


Petiscos Bar & Beer 
RUA Rodrigues Arzão, 98 - | Imbaúbas, IPATINGA - MG


Pop's Bar 
RUA MÁRIO DE ANDRADE, 346 - | CIDADE NOVA, SANTANA DO PARAISO - MG


Recanto da Picanha 
RUA DOM PEDRO II, 174 - | CIDADE NOBRE, IPATINGA - MG


Skina 17 
AVENIDA MONSENHOR RAFAEL, 17 - | TIMIRIM, TIMÓTEO - MG


Tenda Árabe 
Centro Comercial Cariru, S/N - Loja 8 | Cariru , Ipatinga - MG


Timonel 
RUA MILTON CAMPOS, 205 - | CIDADE NOBRE, IPATINGA - MG


Tulipa's Bar 
RUA FELIPE DOS SANTOS, 30 - B | CIDADE NOBRE, IPATINGA - MG


Uai Gourmet 
RUA PEDRO NOLASCO, 20 - | IDEAL, IPATINGA - MG
 

Destaques