Minas Gerais deve receber 550 mil visitantes na Semana Santa
Programação Minas Santa reúne celebrações e rotas turísticas abrangendo os 853 municípios e mais de mil distritos
Por Plox
19/03/2025 18h30 - Atualizado há 12 dias
Minas Gerais se prepara para consolidar sua posição como principal destino turístico do Brasil durante a Semana Santa. A expectativa de receber 550 mil visitantes em roteiros que englobam celebrações religiosas, música gospel, manifestações culturais tradicionais, arte, gastronomia e turismo de aventura. O vice-governador Mateus Simões lançou, nesta quarta-feira (19/3), a terceira edição do programa Minas Santa, que promove o turismo religioso e cultural, impulsionando a economia mineira. Veja os detalhes na Live.
"Semana Santa bate todos os recordes"
Durante o evento no Museu Mineiro, o vice-governador destacou a importância do programa para a economia e organização do turismo no estado.
"A Semana Santa é o nosso período de maior atração de visitantes de fora, bate todos os recordes de outros períodos do ano em Minas Gerais. O que nós temos feito é organizar o estado para que isso possa se potencializar. Temos seis rotas turísticas bem organizadas para poder dar suporte para esse momento”, afirmou Mateus Simões.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, reforçou o convite para que turistas brasileiros e estrangeiros conheçam Minas durante o período:
"Minas é a alma do Brasil e revela essa alma em suas festas, sua arte, sua fé e suas paisagens. O Minas Santa é um convite para viver essa experiência. Nosso estado está preparado para receber todos com hospitalidade e beleza."

Programação em todo o estado
As atrações do Minas Santa 2025 se estenderão até o Dia da Inconfidência (21/4), incluindo eventos religiosos, culturais e gastronômicos. Destaques da programação:
- Procissões, tapetes devocionais e apresentações musicais
- Seminário Bens Culturais e Turismo da Fé (9 e 10/4, em Mariana)
- Espetáculo Ritos da Fé Mineira (18/4, em Belo Horizonte)
- Musical Cante Comigo: Lázaros (19/4, em Belo Horizonte)
- Procissão da Guarda Romana, em Diamantina
- Encomendação das Almas, em Manga
- Folia das Almas da Canastra, em Delfinópolis
O cadastro oficial das celebrações já conta com 679 manifestações religiosas registradas pelo Iepha-MG.

Rotas de turismo e fé
Além das celebrações religiosas, o Minas Santa incentiva a exploração de rotas turísticas que combinam fé, arte, gastronomia e natureza:
- Santuários e caminhos de peregrinação: Caeté, Congonhas, Mariana, Tiradentes e São João del-Rei
- Rota das Artes: Belo Horizonte, Brumadinho (Inhotim), Ouro Preto e Sabará
- Rota do Queijo Minas Artesanal: Canastra, Serro e Campo das Vertentes
- Territórios do café e vinho mineiro: Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Campo das Vertentes
- Belezas naturais: Cordilheira do Espinhaço, São Thomé das Letras, Mantiqueira de Minas, Cachoeiras da Canastra e Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
Minas Santa em números
O turismo religioso movimenta aproximadamente R$ 5 bilhões anualmente em Minas Gerais. Em 2024, 500 mil visitantes passaram pelo estado na Semana Santa, com destaque para turistas estrangeiros, especialmente do Chile.
Parcerias e realização
O Minas Santa é promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secult-MG, Iepha-MG, Fundação Clóvis Salgado e Faop, contando com apoio da Cemig, Fecitur, AMM, Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
As atividades também fazem parte do Ano Mineiro das Artes (AMA). A programação completa pode ser acessada em www.minasgerais.com.br.
