Moradores de Antônio Dias marcam protesto na BR-381 após acidente com morte

Ato está previsto para sábado, às 8h, e cobra redutores de velocidade, sinalização, iluminação e mudanças no acesso a comunidades como Prainha, Jardim e Japuré

19/03/2026 às 06:02 por Redação Plox

Moradores de Prainha e de diversas comunidades adjacentes de Antônio Dias marcaram para o próximo sábado, às 8h, um protesto na BR-381. A mobilização responde à sensação de insegurança crescente na rodovia e foi motivada por um acidente grave com vítima fatal registrado no local na última segunda-feira.

Outra exigência é a regularização de um ponto de parada para os ônibus da linha Lopes, medida considerada essencial para facilitar o transporte coletivo de quem vive na região

Outra exigência é a regularização de um ponto de parada para os ônibus da linha Lopes, medida considerada essencial para facilitar o transporte coletivo de quem vive na região

Foto: Lindiomar Reis


Moradores cobram medidas urgentes de segurança

A principal reivindicação dos manifestantes é a adoção imediata de melhorias no acesso que interliga as comunidades de Prainha, Jardim, Japuré, Caeiros, Baú, Leandros, Roseira e Hematita. Entre os pontos considerados inegociáveis pela população estão a instalação de redutores de velocidade, como quebra-molas ou radares, a pintura de faixas de pedestres e a revisão da iluminação pública em um trecho classificado como de alto risco pelos moradores.

Alterações na sinalização e no traçado do acesso

A comunidade também cobra mudanças estruturais na sinalização e na engenharia do acesso. Entre as demandas estão maior visibilidade no retorno, melhorias na saída das vias vicinais e a retirada de muretas que, segundo os moradores, impedem a travessia segura de pedestres. Outra exigência é a regularização de um ponto de parada para os ônibus da linha Lopes, medida considerada essencial para facilitar o transporte coletivo de quem vive na região.

Reivindicações antigas e busca por acordo direto

De acordo com os organizadores, os pedidos já haviam sido encaminhados anteriormente à concessionária Nova 381, com o apoio da prefeitura local, mas nenhuma ação efetiva foi adotada até agora. Diante da inércia atribuída à empresa e do risco de novas tragédias, os moradores afirmam que a manifestação tem como objetivo pressionar por um acordo direto com a concessionária, em defesa da preservação da vida de quem utiliza diariamente o trecho da rodovia.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a