Belo Horizonte reabre bares, salões e academias na quinta-feira; aulas voltam dia 26

Prefeitura alega melhora progressiva dos indicadores epidemiológicos e assistenciais nos últimos dias

Por Plox

19/04/2021 17h04 - Atualizado há mais de 3 anos

Após uma melhora progressiva dos indicadores epidemiológicos e assistenciais nos últimos dias, a Prefeitura de Belo Horizonte, sob orientação do Comitê de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19, decidiu retomar o processo de reabertura gradual de atividades comerciais e de serviços suspensas desde 6 de março. A partir desta quinta-feira, dia 22, está prevista a reabertura de alguns setores, observados os protocolos sanitários vigentes.

O anúncio foi feito pelo prefeito Alexandre Kalil, que ressaltou a importância da população da capital seguir as medidas de distanciamento social, o uso de máscara e a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel. “Quem abre ou fecha a cidade é a população de Belo Horizonte, com respeito, saindo só quando precisa, tendo os cuidados necessários”, afirmou. “Essa intermitência de abre e fecha não acaba se não tiver disciplina”, completou.

Os indicadores epidemiológicos e assistenciais continuarão sendo monitorados diariamente, e a partir dos números, serão avaliadas novas aberturas. Embora ainda haja indicadores no vermelho (ocupação de leitos UTI Covid está em 81,1%) e amarelo (leitos de enfermaria estão em 58,9%), a tendência é de queda, o que justifica a reabertura de serviços não essenciais já nesta quinta-feira.

“A tendência da curva é que baliza nossas decisões. Todos os indicadores nos levam a uma tendência de queda (nos números)”, explicou o secretário de Saúde, Jackson Machado.

Para as atividades não essenciais, a Prefeitura esclarece que as modalidades de retirada no local, entregas em domicílio e os serviços drive thru (para aqueles estabelecimentos que possuem estacionamento internalizado) podem funcionar todos os dias da semana, sem restrição de horário. Food trucks, ambulantes e carros de lanches devem seguir as mesmas regras de serviços de alimentação (bares e restaurantes), com funcionamento das 11h às 16h, com permissão de consumo de bebida alcoólica.

Os parques públicos também reabrirão ao público, sendo alguns deles mediante agendamento, como o das Mangabeiras. A lista de parques disponíveis para visitação mediante retirada de ingresso gratuito está disponível neste link.

O setor de materiais de construção volta a ser incluído entre as atividades consideradas essenciais, bem como a utilização de praças, pistas de caminhada ou de corrida e outros locais públicos para a prática de atividades de esporte e lazer.

A celebração presencial de cultos, missas e demais atividades de caráter coletivo também integram a lista. No caso desses espaços, devem ser observadas a regra de 1 pessoa a cada 7 m² no máximo na área do público, bem como a adoção do uso de máscara, distanciamento entre pessoas nos assentos e higienização de mãos e do ambiente. Também deve ser afixada uma identificação na porta do local, informando a lotação máxima conforme protocolo.

Foto: Agência Brasil

Fase de controle – permanecem abertos

Atividades autorizadas a funcionar nos termos do Decreto nº 17.328, de 8 de abril de 2020, e do Decreto nº 17.332, de 16 de abril de 2020.

Aulas presenciais

A partir de 26 de abril, estará autorizada a retomada das aulas presenciais em creches e escolas de educação infantil, voltadas às crianças de 0 a 5 anos e 8 meses. A permissão será válida para as unidades  das redes municipal e particular. Tais instituições deverão funcionar observando protocolo a ser publicado em portaria da Secretaria Municipal de Saúde ainda nesta semana - a proposta já consta do Portal da PBH desde novembro de 2020.

O avanço para a segunda fase de reabertura das instituições de ensino (estudantes de 6 a 8 anos) e para a terceira fase (as crianças e adolescentes de 9 a 14 anos), bem como das escolas que atendem ao Ensino Médio e às Universidades, dependerão dos impactos da primeira etapa de flexibilização e de todo o cenário pandêmico. O decreto contendo as autorizações de funcionamento será publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira, dia 20.

Conscientização

A Prefeitura reforça que a manutenção e continuidade do processo de flexibilização dependerá da estabilidade ou queda dos indicadores epidemiológicos e assistenciais. Portanto, é fundamental que a população continue adotando as medidas sanitárias vigentes, evitando ao máximo reuniões presenciais de qualquer natureza com familiares e amigos que não moram na mesma residência, bem como só sair de casa para o necessário, utilizando sempre máscara, mantendo o distanciamento e higienizando as mãos com água e sabão ou álcool 70%.

Restrições aos domingos

A regra de funcionamento aos domingos ficará mantida, estando autorizados a funcionar somente os segmentos do comércio varejista e atacadista de:

• artigos farmacêuticos;

• artigos farmacêuticos, com manipulação de fórmula;

• artigos de ótica;

• artigos médicos e ortopédicos;

• combustíveis para veículos automotores;

• comércio de medicamentos veterinários;

• atividades de serviços e serviços de uso coletivo que não estão suspensos nos termos do Decreto nº 17.328, de 8 de abril de 2020;

• serviços de alimentação (bares, restaurantes e similares), apenas para entrega em domicílio, nos termos do art. 3º do Decreto nº 17.328, de 2020;

• retirada no formato drive-thru para os estabelecimentos que possuem estacionamento internalizado.

• restaurantes, lanchonetes, bares e estabelecimentos congêneres no interior de hotéis, pousadas e similares, para atendimento exclusivo aos hóspedes, nos termos do art. 4º do Decreto nº 17.328, de 2020;

• atividades industriais.

 

Supermercados, padarias, sacolões, lanchonetes, lojas de conveniência, açougues e similares só poderão abrir de segunda-feira a sábado.

Prefeitura amplia vacinação contra Covid-19 para idosos de 62 e 61 anos e trabalhadores da Saúde com 40 anos ou mais

A Prefeitura de Belo Horizonte ampliará a vacinação contra a Covid-19 na capital. A partir desta terça-feira, dia 20, idosos de 62 anos, completos até 30 de abril, poderão se imunizar. Na quinta-feira, dia 22, será iniciada a vacinação do público de 61 anos, completos até 30 de abril. Já no sábado, dia 24, poderão se vacinar os trabalhadores da saúde de 40 anos ou mais cadastrados no portal da Prefeitura até 23h59 do dia 13 de abril.  A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as vacinas para o público contemplado nesta fase estão garantidas, não sendo necessário chegar aos locais antes do horário inicial.

Confira a programação:

- 62 anos: terça-feira, dia 20, e quarta-feira, dia 21;

- 61 anos: quinta-feira, dia 22, e sexta-feira, dia 23;

- Trabalhadores da saúde a partir de 40 anos (cadastrados no portal da Prefeitura até 23h59 do dia 13 de abril): sábado, dia 24.

Idosos de 61 e 62 anos

O público de 62 e 61 anos poderá se vacinar de 7h30 às 16h30, nos centros de saúde e postos fixos, e de 8h às 16h30, nos pontos drive-thru. Veja os locais.

Na quarta-feira, dia 21, feriado nacional, a vacinação será exclusivamente contra a Covid-19. O horário de imunização será das 7h30 às 15h nos pontos fixos e extras e das 8h às 15h nos pontos de drive-thru.

Para se imunizar é necessário levar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Todos devem estar de máscara e respeitar o distanciamento nas unidades. O ideal é que o idoso leve, no máximo, um acompanhante para evitar aglomerações.

As nove Unidades 24h, que estão em funcionamento nas sedes de centros de saúde, são para atendimentos aos casos de baixa e média complexidade não respiratórios e não está sendo feita a aplicação de vacinas.

Trabalhadores da saúde

Os pontos de vacinação para trabalhadores da saúde, previamente cadastrados no portal da Prefeitura, com 40 anos ou mais, serão divulgados em breve.

 

Destaques