Ipatinga

polícia

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Criminosos estão recebendo milhões em auxílio emergencial

    Segundo reportagem do Fantástico, foragidos da Justiça foram contemplados no ano passado de forma indevida

    Por Plox

    19/04/2021 15h31 - Atualizado há 5 meses

    O auxílio emergencial vem sendo alvo de muitas fraudes. De acordo com  reportagem do programa de TV  Fantástico, da Rede Globo, criminosos que se encontram hoje procurados pela Justiça já podem receber a primeira parcela do auxílio. O programa chegou a exibir esses bandidos recebendo de forma indevida o benefício no ano passado.

    O Fantástico fez uma pesquisa com 10 nomes de criminosos em todos os estados do país e no Distrito Federal. O que se averiguou é que todos os 270 foragidos pesquisados receberam o direito ao benefício este ano.

    Criminosos estão recebendo milhões em auxílio emergencial
    Foto: Reprodução/TV

    Outra fraude que ocorreu no sistema foi a permissão de sacar o auxílio por parte de hackers, tirando o lugar dos que precisam. Segundo investigações da Polícia Federal, através de um programa de computador que atua enganando o sistema do governo foram geradas informações de quem tinha direito ao benefício e através desse dado esse grupo de hackers fazia o cadastro em nome delas. Dessa maneira, recebiam indevidamente o benefício.

    As mudanças nas regras para receber o auxílio emergencial não foram suficientes para evitar que esses criminosos fossem contemplados com o benefício. 10 dos 11 criminosos que o Fantástico citou durante reportagem em maio de 2020 podem receber o auxílio deste ano, mesmo com a diminuição das pessoas que serão contempladas com o benefício em 2021. Quatro desses foragidos da Justiça, aliás, foram presos.

    Com a intenção de usufruir do benefício que era devido a outros e também botar em funcionamento uma estratégia, desde dezembro o chefe do grupo dos hackers, João Vitor Ribeiro, de 19 anos, morador de Tatuí (SP), mais amigos se hospedaram em 21 hotéis. Segundo a Polícia Federal, o estratagema era utilizar a internet dos hotéis para colocar em prática o golpe e fazer com que a polícia tivesse dificuldade em localizá-los.

    Criminosos estão recebendo milhões em auxílio emergencial
    João Vitor Ribeiro, de apenas 19 anos, era chefe do grupo de hackers responsável por sacar o auxílio emergencial Foto: Reprodução/TV

    Depois de descoberto, o crime culminou na prisão de João e mais um comparsa, além de R$ 200 mil terem sido apreendidos. Segundo a  PF, está em torno de 6 milhões o valor roubado pelo grupo.

    O Ministério da Cidadania demonstrou estar preocupado com o caso, já que informou que  "trabalha diuturnamente para aprimorar o processo de concessão do auxílio". Falou ainda mais: "15 grandes bancos de dados são utilizados para conferir quem atende aos requisitos". De acordo com o Ministério: "quase R$ 336 milhões foram recuperados de pessoas que não se enquadravam nos critérios".


     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]