Ipatinga vacina pessoas de 64 e 65 anos contra a Covid-19

O município já vacinou 31.104 pessoas com a primeira dose

Por Plox

19/04/2021 14h00 - Atualizado há mais de 3 anos

Depois de receber, nesta segunda-feira (19), mais doses de imunizantes, a Prefeitura de Ipatinga inicia uma nova fase de vacinação contra a Covid-19. O atendimento passa a abranger pessoas com idades de 64 e 65 anos. Os agentes de saúde das Unidades Básicas (UBS’s) já estão em contato com os munícipes cadastrados em cada área de referência para o agendamento de data e horário da imunização. Algumas Unidades estão funcionando com horário estendido até 21h, para dar vazão à demanda, já que é grande o contingente populacional nesta faixa etária. 

Ipatinga já vacinou 31.104 pessoas com a primeira dose e a segunda dose foi aplicada em 7.745 pessoas. Essa semana além do público de 64 e 65 anos, o município vai intensificar a aplicação da dose complementar. 

Foto: divulgação

A Secretaria de Saúde esclarece que as doses referentes à segunda aplicação são administradas segundo o intervalo estipulado pelos fabricantes para maior eficácia dos imunizantes e em conformidade com cronograma estabelecido pelo município.

De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB), Elaine Cristina Vasconcelos, tão logo a Superintendência Regional de Saúde encaminha os imunizantes ao munícipio, a Secretaria de Saúde providencia o cronograma de agendamentos das vacinas. “Os imunizantes não ficam parados um único dia na Central de Vacinas. Imediatamente após o recebimento e cadastramentos, eles são enviados às Unidades Básicas para aplicação, de acordo com o público-alvo estabelecido”, informa a diretora. 

Elaine esclarece não ser possível estabelecer um calendário prévio de faixa etária e data de vacinação porque o município depende da disponibilidade de doses enviadas pela Secretaria de Estado.

Vacinados

Grande parte dos trabalhadores da Saúde, 100% das pessoas com deficiência em residências inclusivas, 100% dos idosos residentes em Instituições de Longa Permanência e 96% das pessoas acima de 90 anos já receberam a segunda dose do imunizante.


 

Destaques