Ipatinga

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Ministério da Saúde declara fim do estado de emergência de Covid-19

    A portaria que oficializa o fim do estado de emergência deve ser publicada nesta quarta-feira (20)

    Por Plox

    19/04/2022 23h09 - Atualizado há 2 meses

    O Ministério da Saúde declarou nesta semana o fim do estado de emergência em saúde pública da Covid-19 no país, entretanto, os secretários de saúde dos estados e municípios solicitaram maior prazo para que os gestores possam se adequar.

    Segundo os solicitantes, a mudança de classificação pode estimular as aglomerações e causar surtos. A solicitação foi realizada através de um ofício do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) onde eles solicitam um prazo de 90 dias para efetivar o fim da calamidade.

     

    O presidente do Conass, Nésio Fernandes, diz que: “O fim da emergência é motivo de comemoração, mas a população precisa estar consciente de que ainda convive com a Covid-19. Do contrário, ainda mais com o fim do uso de máscara, haverá o sentimento de que não há mais riscos", disse.

    A portaria que oficializa o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) e prevê o período desta transição que está sendo discutida deve ser publicada nesta quarta-feira (20) pelo Ministério da Saúde.

    Antes desta declaração do Governo Federal, alguns estados, inclusive o Distrito Federal já tinham declarado fim da calamidade. A declaração foi feita pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no domingo (17). O discurso da pasta agrada o chefe do executivo, o presidente da república, Jair Bolsonaro, que sempre defendeu a flexibilização de medidas de proteção.
     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]