Ministério da Saúde declara fim do estado de emergência de Covid-19
A portaria que oficializa o fim do estado de emergência deve ser publicada nesta quarta-feira (20)
Por Plox
19/04/2022 20h09 - Atualizado há cerca de 3 anos
O Ministério da Saúde declarou nesta semana o fim do estado de emergência em saúde pública da Covid-19 no país, entretanto, os secretários de saúde dos estados e municípios solicitaram maior prazo para que os gestores possam se adequar.
Segundo os solicitantes, a mudança de classificação pode estimular as aglomerações e causar surtos. A solicitação foi realizada através de um ofício do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) onde eles solicitam um prazo de 90 dias para efetivar o fim da calamidade.
O presidente do Conass, Nésio Fernandes, diz que: “O fim da emergência é motivo de comemoração, mas a população precisa estar consciente de que ainda convive com a Covid-19. Do contrário, ainda mais com o fim do uso de máscara, haverá o sentimento de que não há mais riscos", disse.
A portaria que oficializa o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) e prevê o período desta transição que está sendo discutida deve ser publicada nesta quarta-feira (20) pelo Ministério da Saúde.
Antes desta declaração do Governo Federal, alguns estados, inclusive o Distrito Federal já tinham declarado fim da calamidade. A declaração foi feita pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no domingo (17). O discurso da pasta agrada o chefe do executivo, o presidente da república, Jair Bolsonaro, que sempre defendeu a flexibilização de medidas de proteção.