Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Lazer

Cidadania italiana: o caminho para morar na Europa e garantir a aposentadoria em euros

A busca pelo reconhecimento da dupla cidadania tem se tornado cada vez mais frequente devido aos benefícios que ela proporciona aos moradores, como a facilidade de morar na União Europeia

19/04/2023 às 15:21 por Redação Plox

A Itália é um país que atrai muitos turistas, mas também tem chamado a atenção de pessoas que buscam residência em outro lugar. O primeiro passo para isso é a aquisição da cidadania italiana, que vem ganhando destaque por seus serviços e benefícios. Em 2021, cerca de 50.973 cidadanias foram concedidas para pessoas que buscavam moradia na Itália, de acordo com dados do Istat.

Além disso, houve um total de 121.457 cidadanias concedidas na Itália naquele ano, incluindo aquelas obtidas por meio de matrimônio (14.587) e outras modalidades não especificadas (55.897). Isso significa que foram concedidas mais de 300 cidadanias por dia em 2021.

Os benefícios da cidadania italiana

A busca pelo reconhecimento da dupla cidadania tem se tornado cada vez mais frequente devido aos benefícios que ela proporciona aos moradores, como a facilidade de morar na União Europeia. Segundo Eduardo Velloso, CEO da Trastevere, empresa de consultoria de imigração italiana do Brasil, "O passaporte italiano é um dos mais poderosos do mundo e com ele em mãos é possível morar em qualquer um dos 27 países da União Europeia. Se o sonho é elevar a qualidade de vida na Europa, é possível tornar realidade por meio da Espanha, Portugal, França, entre outros países de primeiro mundo".

Eduardo Velloso, CEO da Trastevere. Foto: Divulgação.

 

O passaporte italiano é classificado no "Top 3" mundial pelo VisaGuide.World, ficando atrás apenas do Japão e Cingapura. Além disso, a cidadania italiana oferece a facilidade de viajar para os Estados Unidos ou Canadá por 3 meses sem precisar de visto para turista, o que é uma grande vantagem em tempos de filas de espera enormes nos consulados.

A aposentadoria na Itália

Muitas pessoas também têm dúvidas sobre a segurança financeira no futuro, especialmente em relação à aposentadoria. Mas com a cidadania italiana, não há com o que se preocupar. Eduardo Velloso destaca que "a cidadania italiana assegura a soma do tempo que você trabalhou no Brasil com o tempo em que já trabalhou ou ainda vai trabalhar na Itália". Isso significa que a pessoa pode receber a aposentadoria em euros após 66 anos de idade ou 20 anos de contribuição.


 

Compartilhar a notícia

Veja também
filme
LAZER

Trailer de Velozes e Furiosos 10 é divulgado com imagens no Rio de Janeiro; veja

Filme deve estrear em 18 de maio nos cinemas brasileiros

vfv
LAZER

Shopping Vale do Aço recebe Feira do Neném e Gestante pela quarta vez

O evento, com entrada gratuita, reúne diversos fornecedores do segmento infantil e para gestantes com as últimas novidades do mercado

Comida di Buteco impulsiona economia e transforma vidas em todo o Brasil; confira histórias do Vale do Aço
LAZER

Comida di Buteco impulsiona economia e transforma vidas em todo o Brasil; confira histórias do Vale do Aço

Concurso movimenta R$ 300 milhões em 2024 e gera crescimento para butecos e famílias empreendedoras

Festival Paraíso Gastronômico agita Santana do Paraíso com comida, música e cultura
LAZER

Festival Paraíso Gastronômico agita Santana do Paraíso com comida, música e cultura

Evento reúne pratos típicos, cervejas artesanais e atrações musicais entre os dias 6 e 8 de junho na Praça da Matriz