Homem-jato surpreende ao voar ao lado do maior avião do mundo em Dubai; veja o vídeo

A companhia aérea Emirates apoiou o processo e divulgou os bastidores

Por Plox

19/04/2023 14h53 - Atualizado há cerca de 2 anos

Um vídeo que mostra dois homens-jato voando ao lado do maior avião do mundo, o Airbus A380, tem chamado a atenção nas redes sociais. A gravação de aproximadamente um minuto foi realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, gerando dúvidas entre os usuários sobre o possível risco de serem "sugados" pela aeronave. No entanto, o especialista em aviação, Lito Sousa, esclarece que não há perigo, já que os efeitos da esteira de turbulência não afetam quem está acima ou ao lado da aeronave.

Embora o vídeo tenha viralizado recentemente, o voo ocorreu em 2015 e contou com três meses de preparação em relação à segurança. A companhia aérea Emirates apoiou o processo e divulgou os bastidores. A empresa explicou que as posições de formação foram cuidadosamente selecionadas para evitar áreas de turbulência e efluxo de jato do Airbus A380.

 

Os protagonistas do voo foram Vince Reffet (1984-2020) e Yves Rossy, 63, um piloto suíço conhecido por ser a primeira pessoa a sustentar um voo humano usando uma asa com jato fixo acoplada nas costas. Rossy, também engenheiro, desenvolveu o equipamento em 2006 para realizar seu sonho de voar da forma mais natural possível. Em 2008, ele atravessou o Canal da Mancha com sua asa a jato, transmitido ao vivo para 165 países.

Foto: divulgação

 

No voo ao lado do Airbus A380, a Emirates informou que a aeronave voou a uma altitude conservadora de 4 mil pés (aproximadamente 1.219 metros) acima do nível do mar, longe dos fluxos de tráfego dos aeroportos de Dubai. Rossy foi lançado de um helicóptero acima da altitude do voo, e toda a atividade ocorreu em uma área temporária restrita e controlada.

Adel Al Redha, vice-presidente executivo da Emirates, ressaltou que um voo de formação espetacular como esse não tem precedentes e demonstra como a visão e ambição humanas podem continuar a ultrapassar os limites da aviação.

Destaques