Elon Musk acusa ministro do STF de interferência nas eleições brasileiras

Grave denúncia do empresário questiona a integridade do processo eleitoral de 2022

Por Plox

19/04/2024 07h55 - Atualizado há 12 dias

Na noite desta quinta-feira, Elon Musk, dono da rede social X, fez uma grave acusação contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. Segundo Musk, Moraes "interferiu absolutamente nas eleições do Brasil". A denúncia foi feita por meio de uma publicação em sua rede social.

Contexto: A acusação de Musk surge após revelações feitas pelo jornalista americano Michael Shellenberger e outros jornalistas brasileiros, que divulgaram supostas ações de censura ordenadas por Moraes contra a rede social X, com o objetivo de remover certos perfis e conteúdos.

Reprodução

Audiência nos EUA: O empresário também foi convocado para uma audiência pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Estados Unidos, que acontecerá até o dia 8 de maio. A audiência pretende discutir as ações de Moraes, particularmente suas solicitações para a exclusão de conteúdos ou contas na plataforma de Musk.

Documento acusatório: Recentemente, a Câmara dos Estados Unidos divulgou um documento com 541 páginas que acusa Moraes de censurar opositores políticos. Intitulado "O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil", o relatório detalha 90 decisões de Moraes que ordenaram a remoção de contas e conteúdos, incluindo as de figuras políticas como o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Impacto das ações: Segundo um comunicado da Câmara, o governo brasileiro teria tentado forçar empresas de mídia social a censurar mais de 300 contas, afetando políticos e jornalistas conhecidos.

Destaques