Medalha da Inconfidência 2024: Diversas personalidades homenageadas em Ouro Preto

Entre os agraciados estão Fernando Henrique Cardoso, Ronaldo Fenômeno e Emílio Surita

Por Plox

19/04/2024 15h14 - Atualizado há 12 dias

A Medalha da Inconfidência, uma das mais significativas condecorações do estado de Minas Gerais, terá 170 homenageados este ano, em cerimônia marcada para o próximo domingo, 21 de abril, em Ouro Preto. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso será distinguido com o Grande Colar.

Foto: Guilherme Bergamini / ALMG

Além de Fernando Henrique Cardoso, a lista inclui figuras como os senadores Tereza Cristina e Irajá Filho, o chefe da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, e celebridades do esporte e entretenimento, como o ex-jogador Ronaldo Fenômeno e o radialista Emílio Surita.

A honraria, estabelecida em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitschek, celebra personalidades que contribuíram de maneira significativa para a projeção e valorização do estado. A seleção deste ano abrange uma diversidade de profissionais, incluindo políticos, juristas, militares, acadêmicos, e mais.

A Medalha da Inconfidência é entregue anualmente em quatro categorias: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência, cada uma representando diferentes níveis de reconhecimento. A lista completa dos homenageados está disponível no Diário Oficial de Minas Gerais, que inclui desde autoridades judiciárias até líderes empresariais e educadores, refletindo o amplo espectro de contribuições à sociedade mineira.

Destaques