Homem desaparecido há quase 3 anos é encontrado na Costa Rica
Diagnosticado com esquizofrenia, baiano que sumiu após sair de bicicleta em 2022 será deportado e voltará ao Brasil neste fim de semana.
Por Plox
19/04/2025 09h56 - Atualizado há 9 dias
O desaparecimento de Marisvaldo dos Santos Silva, de 32 anos, mobilizou sua família durante quase três anos. Em junho de 2022, ele deixou a casa do irmão em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, para dar uma volta de bicicleta e, desde então, não foi mais visto.

Diagnosticado com esquizofrenia, Marisvaldo estava sem tomar a medicação no momento em que desapareceu, segundo relatou sua mãe, Maria dos Santos. A angústia da família aumentava a cada dia, diante da ausência de qualquer pista. Durante esse período, eles buscaram ajuda em diversas frentes. \"Eu fui no DHPP [Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa], fiz ofício do DNA, fui na televisão procurar, fiz tudo, mas sem sucesso\", contou Maria.
O que ninguém imaginava é que Marisvaldo teria ido tão longe. Ele foi localizado na Costa Rica, país da América Central, a cerca de 5,6 mil quilômetros de distância de onde desapareceu. Ainda não se sabe como ele conseguiu percorrer tamanha distância, nem os desafios enfrentados durante esse período.
A notícia trouxe alívio e emoção para a família, que agora se prepara para o reencontro. Marisvaldo será deportado e deve desembarcar no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, neste fim de semana. No entanto, a família pede ajuda financeira para que um dos irmãos possa buscá-lo e garantir seu retorno à Bahia.
Essa não foi a primeira vez que Marisvaldo desapareceu. Em 2020, no início da pandemia, ele também saiu de bicicleta e só foi encontrado dias depois no Espírito Santo. A mãe acredita que a ausência de tratamento adequado contribuiu para mais esse episódio.
“Mas agora, com a notícia de que ele está são e salvo, comemoro a possibilidade de abraçar meu filho novamente”, afirmou Maria dos Santos
.