Brasil

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Pessoas com dores nas articulações têm sintomas agravados mais no frio? Ortopedista explica

    David Gusmão tira dúvidas sobre como o frio pode piorar as dores causadas pela artrose

    Por Plox

    19/05/2022 16h38 - Atualizado há quase 2 anos

    Você já ouviu falar ou é uma daquelas pessoas que sofrem com dores nas articulações nas épocas mais frias do ano? Muitos acreditam que esse aumento de dores é mito, mas não é. O médico ortopedista David Gusmão explicou que o tempo frio faz, sim, com que as articulações que têm algum grau de artrose doam mais.

    Segundo o médico, “não é à toa que pacientes de mais idade procuram se mudar também para locais mais quentes. Antigamente, Miami era um reduto de aposentados muito em função das dores articulares de doenças respiratórias, onde um tempo quente diminui a dor articular, como também nas articulações de quem tem artrose e as doenças respiratórias”.

    Foto: Divulgação

     

    David contou que outro fato interessante é que as articulações que têm artrose ou ossos que sofreram alguma fratura, costumam doer mais quando está para chover.

    “Isso acontece porque quando o tempo está fechando e está próximo de chover ocorre uma mudança da pressão atmosférica e muitas vezes a pressão intraóssea de uma articulação que está com desgaste de um osso, que teve uma fratura, não consegue se equilibrar na velocidade adequada, na velocidade rápida o suficiente a essa mudança de pressão atmosférica de quando está pra chover. Então, o tempo frio causa mais dor articular em quem tem artrose e as mudanças bruscas de pressão atmosférica de quando está pra chover”, explicou.

    Gusmão também disse que “não é à toa que articulações que estão com um processo de artrose costumam melhorar quando se usa uma bolsa de água quente. A artrose prefere o calor!”.

    O ortopedista informou que as pessoas sempre confundem: se a gente está com alguma dor devemos usar frio ou calor?

    “Quando a pessoa fez um exercício, teve um traumatismo, ou fez um exercício extenuante e aquela articulação que ela tem artrose está doendo, imediatamente após exercício colocar gelo é uma boa alternativa. Porém, se a pessoa tem uma articulação com artrose e essa dor vem sem ser relacionada com um exercício, aí o calor costuma ser melhor.”

    Além disso, o médico também afirmou que podemos observar esse fenômeno da seguinte forma: “quando a pessoa tem alguma articulação com artrose, em um grau médio, por exemplo, e ela começa uma atividade física, o corpo aquece, aumenta lubrificação, aumenta a flexibilidade do tecido de colágeno, que o tecido de colágeno responde a temperatura ficando mais flexível. A lubrificação daquela articulação aumenta no início da atividade física e com corpo aquecido isso diminui os sintomas. O corpo frio, parado, pouca lubrificação, pouca elasticidade do colágeno causa mais dor articular”, finalizou.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]