Confirmado novo foco de gripe aviária no RS
Sapucaia do Sul registra o segundo caso confirmado da doença no estado; seis suspeitas seguem sob análise
Por Plox
19/05/2025 17h52 - Atualizado há cerca de 16 horas
Um novo foco de gripe aviária foi confirmado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no município de Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul. O local fica a aproximadamente 50 quilômetros de Montenegro, cidade onde havia sido detectado o primeiro caso da doença no estado.

A confirmação foi incluída no boletim da Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, divulgado pelo Mapa. Segundo a pasta, o número de casos sob investigação também aumentou. Além das duas confirmações já registradas, outras seis suspeitas estão sendo analisadas pelas autoridades sanitárias.
O ministro Carlos Fávaro (PSD) deve fornecer mais detalhes sobre a situação em uma entrevista coletiva marcada para as 18h, em Brasília. O avanço da gripe aviária no país tem gerado preocupação, principalmente pela possibilidade de impactos no setor avícola.
O novo foco foi detectado em uma área próxima à do primeiro registro no estado, o que acende um alerta para o monitoramento e contenção da doença
, segundo informações do Mapa.
Até o momento, o governo segue reforçando medidas de vigilância, controle e comunicação com as autoridades locais para impedir a propagação do vírus H5N1 entre as aves no território nacional.