Ex-ministro lança campanha de Pix para custear médicos e advogados de Bolsonaro
Gilson Machado mobiliza apoiadores para arrecadar dinheiro e auxiliar o ex-presidente, que enfrenta problemas jurídicos e de saúde
Por Plox
19/05/2025 11h36 - Atualizado há 1 dia
No último fim de semana, o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, deu início a uma campanha para arrecadação de recursos via Pix em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A ação, divulgada nas redes sociais, visa custear despesas com advogados e médicos, além de prestar auxílio ao deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, que se licenciou da Câmara dos Deputados e se mudou para os Estados Unidos.
Segundo Gilson Machado, a chave Pix disponibilizada corresponde ao CPF de Jair Bolsonaro, vinculado a uma conta no Banco do Brasil. Ele reforçou que tomou a iniciativa por conta própria e que não recebeu solicitação direta de Bolsonaro para realizar a campanha.
Em um vídeo compartilhado com seus seguidores, o ex-ministro justificou a arrecadação ao afirmar que, na campanha anterior, Bolsonaro teria arrecadado R$ 17 milhões, dos quais R$ 8 milhões já teriam sido utilizados em um ano. Ele demonstrou preocupação com a situação financeira do ex-presidente: \"A gente vai deixar o presidente desidratar para depois começar a correr atrás e ele começar a não pagar advogado, deixar de ser defendido? Não, a gente não vai deixar isso daí. Eu não vou deixar. Eu vou lutar por isso\", declarou.
Atualmente, Jair Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de planejar e tentar colocar em prática um golpe de Estado em 2022. Ele também se encontra inelegível, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além das complicações judiciais, Bolsonaro tem enfrentado problemas de saúde recentes. Apesar disso, ele conta com duas aposentadorias públicas — uma pelo Exército e outra pela Câmara dos Deputados — e ainda recebe repasses do Partido Liberal (PL), ao qual é filiado.