Governo de Minas oferece curso para formar novos examinadores de trânsito mais didáticos e humanizados
Capacitação visa humanizar e modernizar os exames de direção com até 420 vagas em parceria com a Fundação João Pinheiro
Por Plox
19/05/2025 14h09 - Atualizado há cerca de 1 mês
O Governo de Minas Gerais segue implementando ações para modernizar e humanizar os exames de direção no estado. A mais recente medida é o lançamento do Programa de Formação de Examinadores de Trânsito (PFDE), que visa capacitar novos profissionais e atualizar os que já atuam nas bancas examinadoras para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Coordenado pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), em parceria com a Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP), o curso disponibilizará até 420 vagas. Destas, 400 são destinadas a servidores efetivos da carreira de Professor de Educação Básica das Superintendências Regionais de Ensino – Metropolitanas A, B e C. As 20 vagas restantes são exclusivas para servidores das unidades administrativas da CET-MG.
As inscrições poderão ser feitas entre os dias 20 de maio e 5 de junho, através do Sistema Acadêmico da Escola de Governo. Os nomes dos servidores com inscrições efetivadas serão divulgados no site www.transito.mg.gov.br.

O curso terá carga horária de 220 horas-aula, combinando teoria e prática, com metodologia baseada em técnicas ativas de aprendizagem. Os participantes passarão por avaliação psicológica com finalidade pedagógica, precisarão de frequência mínima de 75% e aproveitamento de, no mínimo, 70% em cada módulo para a certificação.
Segundo Lucas Vilas Boas, chefe de Trânsito de Minas Gerais, a iniciativa visa não apenas capacitar novos profissionais, mas também promover a futura atualização dos atuais examinadores. “Estamos reescrevendo e simplificando os serviços de trânsito em Minas Gerais. Essa formação garante qualidade, segurança e um atendimento mais humanizado ao cidadão”, afirmou.
O programa está regulamentado pela Portaria nº 0645/2025, publicada em 10 de maio, junto ao edital de chamamento nº 001/2025 para o primeiro ciclo do curso. A iniciativa é respaldada pelo Decreto Estadual nº 48.898/2024, que permite a participação de professores da rede estadual nos exames de direção, conforme parâmetros da Resolução nº 789/2020 do Contran.
Com essa ação, o Governo de Minas busca garantir mais segurança no trânsito e qualidade no processo de habilitação em todo o estado.