Lula acumula 97 dias em viagens internacionais durante mandato
Presidente esteve fora do Brasil em 46 ocasiões e passou 126 dias ausente, considerando deslocamentos
Por Plox
19/05/2025 10h30 - Atualizado há 1 dia
Desde o início de seu atual mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já dedicou 97 dias a compromissos oficiais fora do Brasil.

Somando também os períodos de deslocamento, o total de dias ausentes do território nacional chega a 126. A informação foi revelada por um levantamento da CNN, que contabilizou 46 viagens internacionais realizadas pelo chefe do Executivo.
A metodologia do estudo considera cada entrada em país estrangeiro como uma viagem distinta, o que significa que deslocamentos consecutivos — como os realizados à Rússia e à China — foram contabilizados separadamente.
O país mais visitado por Lula foi o Uruguai, que recebeu o presidente brasileiro em quatro oportunidades. Os Estados Unidos aparecem logo em seguida, com duas visitas registradas.
Grande parte dessas agendas internacionais ocorreu no primeiro ano do mandato. Na ocasião, Lula justificava a intensa movimentação como parte de uma estratégia para reaproximar o Brasil da comunidade internacional e reverter a imagem do país no exterior.
Contudo, após críticas, o presidente prometeu dar mais atenção aos compromissos internos a partir de 2024. Dentro do Brasil, Lula também percorreu diversos estados: foram 142 dias fora de Brasília, em visitas que alcançaram 23 unidades da federação, totalizando 120 compromissos nacionais.
Entre os destinos mais frequentes estão São Paulo, que recebeu 28 visitas, seguido pelo Rio de Janeiro, com 18 passagens do presidente, e pela Bahia, com 10. Três estados ainda não foram visitados por Lula até o momento nesta gestão: Acre, Rondônia e Tocantins.
\"Foi preciso mostrar ao mundo que o Brasil está de volta ao diálogo e à cooperação\", afirmou Lula no primeiro ano de governo, em defesa de sua agenda internacional.