Projeto artBEM agita Antônio Dias com cinema gratuito e atividades culturais

Programação inclui exibição de filmes produzidos por alunos, oficinas e lançamento do Jornal de Antônio

Por Plox

19/05/2025 15h18 - Atualizado há cerca de 1 mês

Antônio Dias está vivenciando uma nova onda de efervescência cultural com a chegada da edição 2025 do projeto artBEM. A iniciativa oferece uma série de atrações gratuitas para a comunidade, incluindo oficinas, cursos e uma programação artística diversificada. Entre os destaques estão sessões de cinema ao ar livre, lançamento de jornal comunitário e formação teatral.


Imagem Foto: Divulgação


Com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio da BEMISA, e apoio da Lei Paulo Gustavo, o artBEM é realizado com apoio do Ministério da Cultura, Governo Federal e Governo de Minas Gerais. O projeto já é conhecido na cidade por promover o bem-estar social, resgatar a memória local e fomentar a sustentabilidade por meio da arte e cultura.


No próximo sábado, dia 24 de maio, às 17h, a Praça Ana Angélica, no Centro de Antônio Dias, será palco de uma sessão de cinema gratuita. Os filmes que serão exibidos foram produzidos pelos alunos do curso de cinema do artBEM em edições anteriores em Antônio Dias e também em Água Azul do Norte, no Pará.


Imagem Foto: Divulgação


Entre os curtas em exibição estão: "Quaresma Macabra" (Antônio Dias/2023), "Tempo" (Hematita/2024), "Águas que encantam", "Começo dos tempos" e "Berarubu" (Água Azul do Norte/2024), "Onde Judas perdeu as botas" (Hematita/2023) e "Só mais um dia" (Antônio Dias/2024).


No mesmo dia, será lançada a segunda edição do Jornal de Antônio, uma publicação semestral produzida com a participação dos moradores. O jornal traz conteúdos que valorizam a história e identidade da cidade, como poesias, causos, receitas, entrevistas e até cruzadinhas.


Imagem Foto: Divulgação


Além da programação cultural, oficinas já foram realizadas nas últimas semanas. Em abril, os moradores da Comunidade Quilombola do Baú participaram das oficinas "Filtro dos Sonhos" e "Colar e Cor". Também foram promovidas as oficinas de "Saboaria Artesanal" e "Velas Aromáticas" no Casarão Manoel de Barros, com orientação da artista Camile Gracian.


O Curso de Teatro, iniciado em março, também integra a programação formativa do artBEM. A atividade é conduzida por Vinícius de Souza, mestre em Artes pela UFMG, e Luísa Bahia, atriz, cantora e diretora. Treze jovens de Antônio Dias participam do curso, que terá como culminância uma apresentação de teatro de rua no mês de julho.


Imagem Foto: Divulgação


Os diretores do projeto, Anaís Della Croce e Gabriel Murilo, destacam que esta nova edição responde aos pedidos da população local. “A ideia é continuar oferecendo experiências que fortaleçam a identidade e a cultura de Antônio Dias, como os filmes feitos por moradores e as formações que já deram frutos incríveis”, afirmam.


A expectativa é que, mais uma vez, o artBEM fortaleça o vínculo entre arte, memória e cidadania no município.


Destaques