Tiroteio na Cidade de Deus termina com morte de policial e interdição da Linha Amarela

José Lourenço, agente da Core, foi baleado na cabeça durante fiscalização contra venda de gelo contaminado nas praias da Zona Oeste do Rio

Por Plox

19/05/2025 14h39 - Atualizado há 1 dia

A manhã desta segunda-feira (19) foi marcada por um intenso confronto armado na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio de Janeiro, durante uma operação da Polícia Civil que resultou na morte do policial José Antônio Lourenço, integrante da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).


Imagem Foto: Reprodução


A ação, coordenada pela Delegacia do Consumidor (Decom), tinha como objetivo investigar e coibir a fabricação clandestina de gelo que vinha sendo vendido nas praias da Barra da Tijuca e do Recreio. Em fevereiro, laudos periciais apontaram a presença de coliformes fecais no produto comercializado ilegalmente nessas regiões.


Durante a operação, José Lourenço foi atingido na cabeça por disparos de arma de fogo e não resistiu aos ferimentos. O tiroteio se espalhou pelas vias de acesso à comunidade, e criminosos reagiram ateando fogo em objetos para obstruir a entrada da polícia no local. Por conta da situação, a Linha Amarela precisou ser interditada no sentido Centro por cerca de 30 minutos. O tráfego já foi restabelecido, mas o clima permanece tenso e autoridades recomendam que motoristas evitem a área.



A mobilização na Cidade de Deus impactou outros serviços na região. A Secretaria Municipal de Educação informou a suspensão das aulas no turno da tarde em todas as unidades da comunidade. A rede estadual também precisou interromper as atividades em uma escola da área.


Além disso, o transporte público foi diretamente afetado. Segundo a Rio Ônibus, 19 linhas sofreram alterações no itinerário devido à operação. Somente neste mês de maio, já foram registrados cinco episódios similares, com um total de 96 linhas desviadas.


Confira as linhas afetadas:


- 315 CENTRAL X RECREIO DOS BANDEIRANTES (VIA L. AMARELA)


- 613 VARGEM GRANDE X DEL CASTILHO (VIA A. BUENO/L. AMARELA)


- 348 RIOCENTRO X CANDELÁRIA (VIA L. AMARELA)


- 352 RIOCENTRO X CANDELÁRIA (VIA AUTÓDROMO/L. AMARELA)


- 361 RECREIO DOS BANDEIRANTES X CASTELO (VIA L. AMARELA)


- 368 RIOCENTRO X CANDELÁRIA


- 550 CIDADE DE DEUS X GÁVEA


- 558 INTEGRADA 6 - COPACABANA X CIDADE DE DEUS (VIA ITANHANGÁ)


- 600 TAQUARA X PÇA. SAENS PENA (VIA C. DEUS/AV. MENEZES CORTES/BOIUNÁ)


- 692 MEIER X ALVORADA (VIA D. HELDER CÂMARA / L. AMARELA)


- 693 MEIER X ALVORADA (VIA R. DIAS DA CRUZ / L. AMARELA)


- 861 RIO DAS PEDRAS X CURICICA (VIA CIDADE DE DEUS)


- 863 RIO DAS PEDRAS X BARRA (VIA AV. AYRTON SENNA) CIRC.


- 900 MERCK X DOWNTOWN (CIRCULAR)


- 990 MERCK X JOATINGA


- 611 CAMORIM X DEL CASTILHO (VIA CURICICA/ LINHA AMARELA)


- 953 TAQUARA X CIDADE DE DEUS (VIA RETIRO DOS ARTISTAS) CIRC.


- 954 TAQUARA X RECREIO (VIA BENVINDO DE NOVAES)


- 810 TAQUARA X PONTAL



As autoridades seguem em busca dos responsáveis pelo ataque. A operação continua, e novas medidas podem ser adotadas conforme o avanço das investigações.


Destaques