Trump anuncia início imediato de negociações de cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia

Após ligação de duas horas com Putin, presidente dos EUA afirma que tom da conversa foi excelente e que tratativas começarão imediatamente

Por Plox

19/05/2025 15h06 - Atualizado há 5 dias

Após um extenso diálogo por telefone com duração superior a duas horas nesta segunda-feira (19), Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou que Ucrânia e Rússia iniciarão imediatamente negociações com o objetivo de estabelecer um cessar-fogo.


Imagem Foto: Reprodução de vídeo


A informação foi compartilhada por Trump na plataforma Truth Social, onde descreveu a conversa com o presidente russo, Vladimir Putin, como \"muito boa\". O líder americano destacou que o tom e o espírito do diálogo foram positivos, e garantiu que, se a troca de ideias tivesse sido ruim, ele não hesitaria em torná-lo público.


“As condições para isso serão negociadas entre as duas partes, como só pode ser, porque elas conhecem detalhes de uma negociação que ninguém mais conhece”, escreveu Trump. Segundo ele, a expectativa é que tanto a Ucrânia quanto a Rússia colham frutos do possível acordo de paz.



Em sua publicação, Trump acrescentou que, encerrado o que classificou como um “catastrófico banho de sangue”, a Rússia pretende estabelecer um amplo comércio com os Estados Unidos. Ele vislumbra a criação de empregos e riqueza em larga escala para os russos e um processo de reconstrução promissor para os ucranianos.


“Há uma tremenda oportunidade para a Rússia criar grandes quantidades de empregos e riqueza. Seu potencial é ILIMITADO. Da mesma forma, a Ucrânia pode ser uma grande beneficiária do comércio, no processo de reconstrução de seu país”, destacou o presidente americano.



Por sua vez, Vladimir Putin também se pronunciou, por meio de jornalistas da imprensa estatal russa. O líder russo afirmou que o país está disposto a trabalhar junto à Ucrânia em um memorando para um futuro tratado de paz. Esse documento poderá abranger pontos como os princípios para resolução do conflito, o cronograma para um possível acordo e um cessar-fogo temporário, dependendo dos entendimentos alcançados.


“A Rússia proporá e está pronta para trabalhar com a Ucrânia em um memorando sobre um possível futuro tratado de paz, com a definição de uma série de posições”, declarou Putin após o encerramento da ligação telefônica com Trump, que teve início no fim da manhã desta segunda-feira.



Destaques