Brasil

bichos

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Timóteo inicia vacinação antirrábica animal

    Campanha começa imunização de animais em área rural

    Por Plox

    19/06/2019 07h12 - Atualizado há mais de 4 anos

    O município de Timóteo iniciará a campanha de vacinação antirrábica animal na próxima segunda-feira (24/06). A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida comunica que a campanha terá início na área rural, com agentes vacinando cães e gatos de casa em casa. Deverão ser imunizados o maior número possível de cães e gatos acima de 3 meses de idade.

    Nesta terça-feira (18), 45 agentes de combate às endemias (ACE) e cerca de 100 agentes comunitários de saúde (ACS) receberam capacitação sobre Raiva Animal e Humana pelo veterinário Milton Max Madeira de Oliveira. A palestra abordou temas como Quadro Clínico da Raiva em Animais, com sintomas característicos em Caninos, Felinos, Bovinos e Morcegos. “Após uma mordedura, é importante observar o comportamento do animal por 10 dias, mantendo o mesmo preso em local seguro com água e comida à disposição. Quando o cão se torna agressivo, com tendência a  morder objetos, outros animais e inclusive o proprietário é preciso o exame e o acompanhamento de um profissional para verificar a  possibilidade de caso de raiva”, explicou o veterinário.

    (Foto: divulgação)

    (Foto: divulgação)

    Durante a capacitação foram salientados os deveres dos donos de animais para a Guarda Responsável; vacinar cão e gato anualmente; não deixar animais soltos nas ruas; não alimentar animais errantes; não deixar lixo com restos de comida; não colocar a mão na boca do animal para desengasgá-lo; passear com animais somente na guia; colaborar com a apreensão de animais errantes e doentes. A ação educativa da comunidade para a prevenção de doenças é uma das funções dos agentes comunitários e de endemias.

    (Foto: divulgação)

    (Foto: divulgação)

    Em caso de mordedura é recomendado lavar o local com água e sabão abundante e recorrer imediatamente à Unidade de Saúde mais próxima de casa.

    (Foto: divulgação)

    (Foto: divulgação)

    Vacinação Urbana
    A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida, por meio do Setor de Zoonoses, definiu a data para vacinação antirrábica animal na área urbana para os dias 13 e 20 de julho.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]