Como usar macacão: 3 dicas de looks para diversos momentos

Por Plox

19/06/2020 14h02 - Atualizado há quase 4 anos

Uma peça coringa e super confortável do guarda roupas feminino. Assim é o macacão feminino, que pode vir em diferentes modelos, cores, texturas, tecidos e caimentos.

Durante muito tempo, o macacão era uma peça de roupa masculina, afinal, os macacões femininos surgiram no século 19 como uma releitura dos uniformes dos homens operários. Não é a toa que ele demorou para ser aderido ao guarda-roupa das mulheres da época.

O macacão começou a ser usado pelas mulheres somente durante a primeira guerra mundial, quando os homens foram para a guerra e elas precisavam trabalhar nas fábricas e não podiam usar saias e roupas femininas. Precisavam então de um uniforme adequado. Desse modo surgiu a peça única que hoje aparece em diversos desfiles de moda da alta costura no mundo.

POX99 Foto: Divulgação

 

Fácil de vestir, simples para montar looks e que combina com diversas ocasiões, do trabalho ao happy hour, do cinema com amigos ao jantar com o namorado.

O macacão veio para ficar e, no texto de hoje, vamos ensinar você a usar essa peça sem erro. Confira abaixo.

Look diurno e casual

O primeiro e mais comum uso do macacão é para a rotina do dia a dia. Seja para trabalhar ou para sair com amigos, o macacão é uma peça de roupa que não exige muita combinação, afinal, ele já vem montado e é só fechar o zíper. Mas, se engana quem acha que não precisa de uns toques aqui e ali.

Com um tênis e uma jaqueta jeans, ele fica bem esportivo e lembra os looks mais despojados. Se você optar por um salto alto quadrado ou bloco, e uma bolsa maior, o modelo pode servir para um dia de trabalho ou uma reunião com a chefia.

Para os dias de verão, opte por macacões de alça ou decotados e leve um lenço liso ou estampado, dependendo da cor e da estampa do macacão, para jogar no ombro se bater um vento.

Para um happy hour com os amigos da empresa, pense em combiná-lo com um blazer liso e uma bolsa mais estruturada.

Look noturno e elegante

Sair de macacão pode ser um conforto e tanto. Alguns modelos com calças largas, como pantalonas, são extremamente chiques e frescos. No inverno, o macacão pode ser usado com uma jaqueta de couro e botas. O modelo do macacão alonga a silhueta e faz a mulher parecer mais alta, por isso, é uma peça super elegante para a noite.

Uma peça coringa é o macacão preto, liso. Com ele, você pode ir desde uma reunião com amigas até um evento de gala. Basta saber combinar com os acessórios certos para o momento. Para um evento mais chique, um casaco com paetês, um blazer de cor e até mesmo um lenço de seda fazem a peça parecer mais sofisticada. 

Aposte em bolsas clutch e sapatos de salto fino para essas ocasiões.

Modelos diferenciados

O macacão ganhou fama e versões diferentes: seja um macacão longo, pantacourt, curto ou jardineira.

Cada versão encaixa muito bem com uma ocasião da sua rotina. O modelo pantacourt é perfeito para os dias de trabalho no alto verão, pois são mais curtos nas pernas e mais frescos. Esses modelos vão bem com rasteiras ou sapatilhas, facilitando quando não queremos sair de salto.

O macacão curto, conhecido como macaquinho, é perfeito para uma balada, uma ida ao bar ou, até mesmo, uma saída noturna para conhecer um restaurante novo. Com as pernas de fora, abuse nos acessórios para fazer um look mais sofisticado.

A nossa última dica é o modelo jardineira. Com tecido jeans, esse modelo é muito famoso na década de 70 com o movimento hippie e ganhou as vitrines como um look prático e versátil. Lembre-se que o macacão jardineira jeans é uma boa peça coringa para combinar com blusas estampadas e peças mais chamativas como bolsas e tênis estampados. Mas lembre-se, são modelos mais casuais e não são recomendados para eventos sociais noturnos ou muito chiques.

A dica do dia fica por conta da loja Vitrine Outlet, que oferece uma grande variedade de modelos de macacões femininos para todas as ocasiões. Você faz suas compras pelo site e recebe em casa, com todo o conforto e segurança que este momento de pandemia exige. Visite o Site e veja os modelos de moda feminina que mais combinam com o seu estilo.  
 

Destaques