O comércio considerado não essencial reabriu na manhã desta sexta-feira (19) em toda a cidade de Ipatinga-MG. No Centro de Ipatinga, onde é concentrado o maior volume de lojas, o que se viu foi um grande número de pessoas circulando pelas ruas, a maioria utilizando máscaras.
O decreto municipal que autorizou a flexibilização do comércio foi publicado ontem (18). Nele, as atividades não essenciais poderão reabrir hoje e a partir de semana que vem apenas nas segunda, quartas e sextas-feiras, de 8 horas às 18 horas. Nos dias em que não for autorizado a abertura, os lojistas poderão trabalhar apenas por delivery.
A multa estipulada para o descumprimento do decreto subiu para 200 UFPI (Unidade Fiscal Padrão do Município de Ipatinga) o que equivale a R$ 22.968,00.
{"preview_thumbnail":"/sites/default/files/styles/video_embed_wysiwyg_preview/public/video_thumbnails/qhg1hubmpCA.jpg?itok=NOZkP1zZ","video_url":"https://www.youtube.com/watch?v=qhg1hubmpCA","settings":{"responsive":1,"width":"854","height":"480","autoplay":1},"settings_summary":["Embedded Video (Responsivo, autoplaying)."]}
Bares, restaurantes e lanchonetes
Os bares, lanchonetes, restaurantes e estabelecimentos congêneres somente poderão funcionar no sistema de entrega de mercadorias em domicílio (delivery) ou de retirada no balcão, ou ainda pelo sistema drive-thru, vedado o fornecimento para consumo no próprio estabelecimento.
Feiras livres
Em relação ao funcionamento das feiras livres, a decisão do Comitê Gestor da Crise de Ipatinga é que elas permaneçam funcionando rotativamente, com exceção de sábado e domingo, para evitar as aglomerações. Outras deliberações relacionadas com o setor serão analisadas em reuniões futuras.