Ameaça submersa: O degelo da Geleira Thwaites pode inundar o mundo

A eventual derretida da Thwaites pode amplificar drasticamente esse quadro, com potencial de perda de vidas humanas.

Por Plox

19/06/2023 07h40 - Atualizado há 10 meses

A Geleira Thwaites, também conhecida como "Geleira do Juízo Final", está atraindo a preocupação de cientistas ao redor do mundo. Este enorme bloco de gelo, localizado na Antártica, é tão grande quanto todo o Reino Unido e, se derretido, poderá resultar em uma catástrofe global de inundação, submergindo grande parte do mundo.

 

REPRODUÇÃO/TWITTER

Aceleração do degelo em destaque

Estudos recentes apontam que a aceleração do degelo na Antártica é uma realidade preocupante. "Estamos diante de uma situação alarmante", declarou o Dr. Tom Jordan, geofísico do instituto British Antarctic Survey. O instituto está na linha de frente da pesquisa em relação à geleira, realizando varreduras subaquáticas e análises que evidenciam a rápida taxa de recuo da Thwaites.

A descoberta de diferentes sedimentos sob a geleira reforça o sinal de alerta, pois contribui para previsões de aumento no nível do mar. Jordan explica que a compreensão detalhada da geologia da área e de sua correlação com o atrito basal permitirá uma modelagem mais precisa do recuo glacial e, portanto, do potencial de inundação.

Ameaça de inundação global

Segundo comunicado da NASA de 2019, a Geleira Thwaites está a caminho de uma "instabilidade apocalíptica". Se essa instabilidade for ultrapassada, a geleira inteira pode deslocar-se para o mar e derreter completamente em um período de 150 anos.

O nível do mar atual já é quase 20 cm mais alto do que os níveis pré-aquecimento global, um aumento responsável pela intensificação das inundações costeiras ao redor do mundo. A eventual derretida da Thwaites pode amplificar drasticamente esse quadro, com potencial de perda de vidas humanas.


 

Destaques