Deputados mineiros querem conceder título de cidadão honorário a Pablo Marçal

Coach e influenciador é pré-candidato à Prefeitura de São Paulo e acumula polêmicas

Por Plox

19/06/2024 15h09 - Atualizado há 3 meses

Um requerimento assinado por 26 deputados estaduais está em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para conceder o título de Cidadão Honorário ao coach Pablo Marçal. Nascido em Goiânia, Marçal é pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB e tem 11 milhões de seguidores no Instagram.

Foto: reprodução/ Instagram

Os deputados justificam a homenagem citando a atuação de Marçal como "empresário, mentor, escritor e autoridade em estratégias de negócios, vendas, 'branding' e finanças, além de influenciador digital, com significada repercussão em Minas Gerais".

Histórico Político
Pablo Marçal está em terceiro lugar nas pesquisas eleitorais para a Prefeitura de São Paulo, atrás do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) e de Guilherme Boulos (Psol). Em 2022, ele lançou-se como pré-candidato à presidência da República pelo Pros, mas desistiu após o partido apoiar a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em seguida, apoiou Jair Bolsonaro (PL) e se candidatou a deputado federal, mas sua candidatura foi indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Investigações e Polêmicas
Marçal foi alvo de uma operação da Polícia Federal em julho de 2023, suspeito de crimes de falsidade ideológica eleitoral, apropriação indébita eleitoral e lavagem de dinheiro durante as eleições de 2022. Além disso, ele já esteve envolvido em diversas controvérsias, incluindo a morte de um participante de um de seus "desafios" e um resgate em massa no Pico dos Marins, em São Paulo.

Mais recentemente, a Advocacia-Geral da União entrou com uma ação judicial contra Marçal por divulgar notícias falsas sobre a atuação das Forças Armadas durante enchentes no Rio Grande do Sul. Ele afirmou que a Secretaria da Fazenda do RS estava bloqueando caminhões de doações, o que foi desmentido tanto pelo governo estadual quanto pelo federal.

Declarações e Contato
A reportagem tentou contato com o deputado Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), que protocolou o requerimento, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestações.

Destaques