Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Famosos

Francisco Cuoco morre aos 91 anos em São Paulo

Veterano da dramaturgia brasileira, Cuoco brilhou em novelas marcantes e teve passagem intensa pelos palcos e cinemas nas últimas décadas.

19/06/2025 às 21:12 por Redação Plox

A trajetória de Francisco Cuoco, que morreu nesta quinta-feira (19) aos 91 anos, é uma das mais ricas da televisão brasileira. O ator estava internado no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, mas a causa da morte não foi informada.


Imagem Foto:

Nascido no Brás, tradicional bairro da capital paulista, em 29 de novembro de 1933, Cuoco cresceu ao lado dos pais, Antonieta e Leopoldo, e da irmã, Grácia. Ele sempre se lembrava de como, quando criança, transformava terrenos baldios em verdadeiros palcos improvisados, encenando para vizinhos o que chamava de “diálogos engraçados”.


Imagem Foto:

A escolha pelo teatro surgiu cedo. Ao prestar vestibular, abandonou o Direito para seguir na Escola de Arte Dramática de São Paulo. Poucos anos depois, já integrava o elenco do Teatro Brasileiro de Comédia e, em 1959, entrou para o Teatro dos Sete, ao lado de nomes como Fernanda Montenegro e Sérgio Britto.


Foi na televisão, no entanto, que Francisco Cuoco se consagrou. A estreia nas novelas veio com “Marcados pelo Amor”, em 1964, na TV Record. Seguiram-se “Redenção” (1966) e “Legião dos Esquecidos” (1968), na Excelsior, onde contracenou com Regina Duarte. Seu início na Globo aconteceu em 1970, vivendo o padre Vitor em “Assim na Terra Como no Céu”, escrita por Dias Gomes.


A autora Janete Clair foi responsável por alguns dos papéis mais marcantes de sua carreira. Em “Selva de Pedra” (1972), deu vida ao ambicioso Cristiano Vilhena. Depois vieram personagens como o jornalista Alex, em “O Semideus” (1973), e o aviador Mário Barroso, em “Cuca Legal” (1975). Ainda em 1975, brilhou como o taxista Carlão, em “Pecado Capital”.


“O Carlão tinha essa generosidade, essa coisa de olhar para o semelhante e ver o semelhante, não era um estranho para ele, era um igual”, disse Cuoco ao Memória Globo

.

Na trama, que substituiu a censurada “Roque Santeiro”, o personagem disputava o amor de Lucinha (Betty Faria) com o empresário Salviano Lisboa (Lima Duarte). Décadas depois, no remake de 1998, Cuoco viveu Salviano.


Ao longo da carreira, esteve presente em títulos como “O Outro” (1983), “O Salvador da Pátria” (1989), “Passione” (2010), “Sol Nascente” (2016) e “Segundo Sol” (2018). Seu último trabalho na televisão foi em 2023, na série “No Corre”, do Multishow.


Imagem Foto:

Além da TV, Francisco Cuoco marcou presença nos palcos e no cinema. No fim dos anos 1990 e início dos anos 2000, atuou em filmes como “Traição” (1998), “Gêmeas” (1999), “Um Anjo Trapalhão” (2000), “A Partilha” (2001) e “Cafundó” (2005). Em 2005, retornou ao teatro com a peça “Três Homens Baixos”, dividindo cena com Gracindo Jr. e Chico Tenreiro.


Com três filhos — Tatiana, Rodrigo e Diogo —, Francisco Cuoco deixa um legado artístico de mais de meio século, marcado por dedicação e versatilidade.


Sua influência também foi sentida entre os mais jovens. Sempre preocupado em orientar novos atores, ele os ajudava com técnica e experiência, consolidando-se como referência no cenário artístico brasileiro.


Compartilhar a notícia

Veja também
sbt
FAMOSOS

Sucesso contínuo: Programa Silvio Santos comemora 60 anos

Milhões sintonizam no aniversário de 60 anos do Programa Silvio Santos

Léo Pereira vence disputa judicial e ex-esposa é condenada a pagar honorários
FAMOSOS

Léo Pereira vence disputa judicial e ex-esposa é condenada a pagar honorários

Jogador obtém vitória contra Tainá Castro Militão em processo de pensão alimentícia no Rio; valor inicial de R$ 2 milhões é descartado, e ex-mulher deve arcar com R$ 200 mil em custos.

FAMOSOS

Rapper Oruam é solto após detenção por abrigar foragido da Justiça

Cantor assinou termo circunstanciado e negou envolvimento em crimes

zilda-cardoso.jpg
FAMOSOS

Atriz que fez novela e humorísticos na Globo é encontrada morta

Zilda Cardoso, de 83 anos, ficou famosa pelo personagem Dona Catifunda, da Escolinha do Professor Raimundo

para você
305 cidades de MG sob alerta de chuvas intensas até 10h desta terça-feira
GERAL

305 cidades de MG sob alerta de chuvas intensas até 10h desta terça-feira

Inmet emite alerta para precipitações de até 30 mm/h e ventos de 60 km/h em diversas regiões do estado

Ipatinga
SAúDE

Ipatinga realiza ações educativas nas escolas sobre higiene bucal

Estudantes recebem materiais de higienização e são orientados também com escovação supervisionada

Empresa recém-criada em MG conquista área de mineração maior que o Distrito Federal
ECONOMIA

Empresa recém-criada em MG conquista área de mineração maior que o Distrito Federal

3D Minerals, sem histórico no setor, arrematou 116 áreas de minerais críticos em leilão da ANM

Foto: Pixabay/Reprodução
EMPREGO

Aumento na taxa de desemprego no Brasil no início de 2024

Incremento de 0,5 ponto percentual desde o final de 2023, aponta IBGE