Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Gleisi reage a novo aumento da Selic sem citar Galípolo

Ministra das Relações Institucionais critica alta dos juros, mesmo em meio a dados positivos na economia

19/06/2025 às 12:48 por Redação Plox

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de aumentar novamente a taxa básica de juros do Brasil gerou reações no governo federal. Nesta quinta-feira (19/6), a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, comentou a elevação da Selic de 14,75% ao ano para 15%, o maior índice desde julho de 2006.


Imagem Foto: Agência Brasil

A ministra, que já havia sido uma crítica contumaz da política monetária durante a gestão de Roberto Campos Neto à frente do Banco Central, demonstrou insatisfação, embora com um tom mais moderado. Agora como ministra do governo Lula — que indicou o atual presidente do BC, Gabriel Galípolo — Gleisi evitou mencionar diretamente o nome do novo presidente da instituição.


Gleisi destacou que o país vive um momento de melhora nos indicadores econômicos. Segundo ela, “há uma combinação de desaceleração da inflação, déficit primário zero, crescimento econômico e aumento de investimentos internacionais que demonstram confiança”. Ainda assim, não poupou críticas à medida:
“É incompreensível que o Copom aumente ainda mais a taxa básica de juros. O Brasil espera que este seja de fato o fim do ciclo dos juros estratosféricos”

, afirmou a ministra.

A nova taxa estará vigente pelos próximos 45 dias e representa a sétima elevação consecutiva promovida pelo Copom desde que o ciclo de aperto monetário foi retomado, em setembro de 2024. Naquele momento, a taxa passou de 10,50% ao ano para 10,75% ao ano, encerrando o período anterior de reduções.


Em comunicado divulgado após a decisão, o Copom justificou que a ação visa garantir a convergência da inflação para a meta estipulada ao longo do horizonte relevante. O texto ressalta ainda que, além da estabilidade de preços, a medida busca suavizar variações na atividade econômica e promover o pleno emprego.


Compartilhar a notícia

Veja também
Foto: Ricardo Stuckert
POLíTICA

Presidente Lula embarca para a China com expectativas comerciais e diplomáticas

Além de questões comerciais, o governo brasileiro espera que a visita de Lula possa melhorar a relação diplomática com a China, após as hostilidades do governo anterior

bolsonaro.jpg
POLíTICA

Bolsonaro faz apelo para não elevarem o preço do arroz

Presidente fez apelo aos donos de supermercados

Lula visita acampamento do MST em Minas e reforça apoio ao movimento
POLíTICA

Lula visita acampamento do MST em Minas e reforça apoio ao movimento

Presidente anuncia entrega de lotes e assinatura de decretos de desapropriação em visita ao Quilombo Campo Grande, no Sul de Minas Gerais

aparelho
POLíTICA

É falso que o Senado voltou a estudar lei que proíbe cultos ao ar livre

Desde o dia 2 de fevereiro, o Senado Verifica já recebeu vários pedidos de verificação sobre a proposta