Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Lei aprovada em Ribeirão Preto proíbe consumo de bebidas e tabaco em adegas

Medida votada pela Câmara Municipal também limita horários e recebe críticas de entidades do comércio

19/06/2025 às 15:47 por Redação Plox

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto (SP) aprovou, em votação única, nesta segunda-feira (16), projeto de lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco em adegas e tabacarias da cidade, além de limitar o horário de funcionamento desses estabelecimentos.


Imagem Foto: Reprodução

O autor da proposta, vereador Delegado Martinez (MDB), justificou a iniciativa como forma de promover ordem pública, coibir consumo abusivo e evitar aglomerações indevidas. O texto define adegas e tabacarias como espaços exclusivos para venda de produtos, sem consumo no local.


Também estabelece que o funcionamento deverá ocorrer apenas entre 8h e 22h em dias úteis; das 9h às 22h aos sábados; e das 10h às 18h aos domingos e feriados. A lei prevê advertência, multas e até suspensão do alvará em caso de descumprimento, além da obrigatoriedade de avisos visíveis aos clientes.


Em nota, Abracerva, Acirp e Sindicerv alertaram que cerca de 1,4 mil estabelecimentos — especialmente pequenos e médios — podem ser prejudicados, e que restrições genéricas sem comprovação de danos concretos violam a Lei da Liberdade Econômica (nº 13.874/2019). As entidades também afirmam que a medida favorece o comércio clandestino e criticam a falta de estudos técnicos e diálogo prévio com o setor.


Sincovarp e CDL apoiam críticas semelhantes. Alegam que o projeto fere o princípio da liberdade econômica e que o departamento jurídico está avaliando possíveis inconstitucionalidades. A lei segue para sanção do Executivo, e ainda sem data prevista para decisão.


Compartilhar a notícia

Veja também
Jovem morto em acidente na BR-381 trabalhava na mesma empresa do caminhão que o atingiu
GERAL

Jovem morto em acidente na BR-381 trabalhava na mesma empresa do caminhão que o atingiu

Ray, de 28 anos, colidiu com veículo do frigorífico Paladar, empresa da qual também era funcionário

Chuva pode ser forte e existe risco de queda de granizo
GERAL

Chuva: Inmet divulga alerta de “perigo potencial” com risco de granizo em MG; veja lista das cidades

Segundo o aviso, existe a possibilidade de “chuvas Intensas”, entre a tarde desta terça-feira e a manhã desta quarta-feira (2)

Casal de Timóteo que morreu em acidente na BR-101 voltava de Porto de Galinhas
GERAL

Casal de Timóteo que morreu em acidente na BR-101 voltava de Porto de Galinhas

Nilson Caio Carneiro, de 70 anos, e sua esposa Aparecida, de 60, estavam voltando de viagem quando perderam o controle do carro, que caiu em um lago. A filha do casal sobreviveu e foi socorrida.

carangola.jpg
GERAL

Sobe para 13 o número de mortos por conta das chuvas em MG

Número inicial na manhã era de sete pessoas, nove pessoas ainda seguem desaparecidas