Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Lula reafirma disposição para 2026 e diz não temer adversários

Em entrevista, presidente declara que, se estiver em boas condições, disputará reeleição com foco na vitória

19/06/2025 às 13:16 por Redação Plox

Durante uma conversa franca no podcast Mano a Mano, apresentado pelo cantor Mano Brown, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu o jogo sobre a possibilidade de disputar a Presidência novamente em 2026. Apesar de não confirmar oficialmente sua candidatura, Lula foi enfático ao dizer que, caso entre na disputa, será com o objetivo claro de vencer.


Imagem Foto:  Canal Gov

“Pode procurar o candidato que eles quiserem, se eu for candidato é para ganhar as eleições”, afirmou, reafirmando sua confiança mesmo diante da busca da chamada 'extrema direita' por um nome competitivo.


O presidente deixou claro que a decisão final dependerá de sua saúde e disposição quando o momento chegar. “Se estiver, no momento eleitoral, com a saúde que eu estou hoje, com a vontade que estou hoje e com a disposição que tenho, eu serei candidato para ganhar as eleições”, declarou.


Durante a entrevista, Lula mencionou alguns possíveis adversários que vêm sendo cotados como nomes da direita para o próximo pleito: Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo (Republicanos); Ronaldo Caiado, de Goiás (União Brasil); Ratinho Júnior, do Paraná (PSD); e Romeu Zema, de Minas Gerais (Novo).


Ele ressaltou que, para enfrentá-lo, os concorrentes precisarão demonstrar muito mais do que ele nas ruas.
“Quem quiser ganhar de mim vai ter que andar mais do que eu na rua, vai ter que fazer mais discurso do que eu na rua, vai ter que conversar mais com o povo do que eu e vai ter que fazer mais do que eu. Duvido que tenha alguém que seja capaz disso, pelo menos dos que estão aí”

, disse o petista.

Curiosamente, Lula não mencionou Jair Bolsonaro (PL) como possível presidenciável. O ex-presidente, que se declara candidato, segue inelegível por decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Lula também aproveitou a ocasião para criticar seu antecessor, afirmando que pretende encarar o processo eleitoral democraticamente. “Eu não vou fazer que nem o outro [Bolsonaro] e chorar, ficar dentro de casa chorando, inventar o golpe, não”, disse, acrescentando: “Eu perdi três eleições, aceitei o resultado. E quando eu ganho, também quero que as pessoas aceitem o resultado.”


Com essas declarações, Lula deixou claro que está atento ao cenário político e, mesmo sem confirmação oficial, já projeta um embate direto caso decida concorrer à reeleição.


Compartilhar a notícia

para você
azul
LAZER

Azul realiza voo inaugural para Salinas, com saída de Confins

Companhia amplia sua operação de aviação regional com rota ligando um dos principais hubs da Azul a Salinas, cidade do Vale do Jequitinhonha, ao norte de Minas Gerais

FAMOSOS

Crise no casamento faz Belo negar traição e afirmar que perdoaria Gracyanne

Cantor revela que separação ocorreu em meio a turbulências e que estaria disposto a perdoar a ex-esposa.

Foto: Pixabay/Reprodução
EDUCAçãO

Bullying escolar: desafio requer diálogo e conscientização, diz especialista

Estratégias de prevenção e combate são cruciais para ambiente seguro nas escolas

Trabalho: TST valida laudo de fisioterapeuta em ação por doença ocupacional
EMPREGO

Trabalho: TST valida laudo de fisioterapeuta em ação por doença ocupacional

Ex-funcionária lesionada por esforço repetitivo no trabalho será indenizada após decisão da Justiça que reconheceu laudo pericial de fisioterapeuta