Bolsonaro afirma que “CPMF de volta, não”

A contribuição foi uma cobrança que sucedeu sobre todas as movimentações bancárias 

Por Plox

19/07/2019 11h18 - Atualizado há mais de 4 anos

Diante de rumores da volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), o presidente Jair Bolsonaro garantiu que não está em seus planos retornar com o tributo, nem criar nenhum imposto em sua proposta da reforma tributária. 

Presidente falou sobre relações internacionais do país Alan Santos/PR - 17.7.2019

Bolsonaro disse que nenhum imposto será criado- Foto: Alan Santos/Presidência da República

A afirmação foi nesta manhã de sexta-feira, 19 de julho, durante um encontro com jornalistas de agências internacionais. O chefe do Executivo garantiu que “primeiro, não criaremos nenhum novo imposto” e ressaltou que existe a possibilidade de fundir impostos, “mas CPMF de volta, não". Conforme explicou aos representantes da imprensa, o governo federal pretende viabilizar a reforma tributária de maneira a simplificar os tributos, e que a reforma que tramita no Congresso não é do governo. “Queremos fazer reforma tributária e mexer com impostos federais apenas”, afirmou.

A CPMF
A CPMF foi uma cobrança que sucedeu sobre todas as movimentações bancárias e vigorou no Brasil por 11 anos, durante o governo do ex-presidente Itamar Franco. Somente foram poupadas as negociações de ações na Bolsa, saques de aposentadorias, seguro-desemprego, salários e transferências entre contas correntes de mesmo titular.

Atualizada às 12h50

Destaques