Novo slogan do Embratur para turistas “não tem conotação sexual”, diz órgão

Frase "Visit and love us" significa: ‘Visite e encante-se com a gente’

Por Plox

19/07/2019 08h11 - Atualizado há mais de 4 anos

O novo slogan do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), em inglês "Visit and love us", lançado no último dia 16 de julho, tem gerado discussões por conta de uma possível interpretação relativa a turismo sexual. A mudança foi apresentada pelo presidente Gilson Machado Neto, e pelo diretor de marketing, Osvaldo Matos de Melo Júnior.

Gilson Machado Neto, presidente do Embratur, e Osvaldo Matos de Melo Júnior, diretor de marketing, apresentam a nova marca (foto: Pablo Peixoto/Embratur)

Presidente e diretor de marketing do Embratur apresentaram as mudanças- Foto: Embratur/Divulgação

O objetivo da nova frase que significa ‘Visite e encante-se com a gente’, junto da marca lançada, segundo o órgão, é incentivar o turismo estrangeiro no Brasil. Porém, algumas pessoas afirmam que a expressão ‘love us’ que quer dizer ‘nos ame’, poderia ser vista  como um convite a práticas sexuais.

O Embratur, que é uma autarquia do Ministério do Turismo, disse que “não há sentido em fazer essa ligação” e ressaltou que “o governo brasileiro não reconhece a expressão ‘turismo sexual’, e reforça que a exploração sexual não é turismo, é crime". Além disso, o Embratur afirmou que o termo ‘love us’ é baseada no encantamento que o povo brasileiro provoca nos visitantes internacionais, que afirmam querer retornar ao Brasil.

Confira o comunicado do Embratur:
"A nova marca da Embratur para promoção do Brasil no exterior tem como objetivo representar um ícone conhecido mundialmente, que é a bandeira nacional, e reforçar sua internacionalização, ao utilizar o nome do País em inglês, idioma do turismo mundial, facilitando também as buscas no ambiente digital pelo termo “Brazil”.

Somos um país aberto ao turismo, com iniciativas que atraem os turistas estrangeiros, como a isenção de vistos para norte-americanos, canadenses, japoneses e australianos, e o encantamento que a cultura e o povo brasileiro provocam é reforçado pela expressão “love us”, respaldada pela pesquisa do Ministério do Turismo em que 96% dos turistas internacionais que visitam o Brasil afirma que pretendem voltar.

Sobre as alegações que o slogan poderia ser considerado um incentivo ao turismo sexual, a Embratur afirma que não há sentido em fazer essa ligação. O instituto frisa que o governo brasileiro não reconhece a expressão ‘turismo sexual’, e reforça que a exploração sexual não é turismo, é crime”.

Atualizada às 10h03

Destaques