Empreendedores que já fracassaram mostrarão na Expo Usipa como superar

Sebrae Minas reúne empreendedores que usaram seus erros como alavanca para o sucesso. Evento gratuito fará parte da programação da Expo Usipa

Por Plox

19/07/2019 10h43 - Atualizado há mais de 4 anos

Há três anos consecutivos, o número de empresas que fecharam as portas é maior do que o número de novos empreendimentos, segundo dados do IBGE, referentes aos anos de 2016, 2017 e 2018. Um relatório divulgado pelo Sebrae, em 2018, reforça o cenário: a cada quatro empresas abertas, uma encerra as atividades antes de completar dois anos no mercado.

Segundo especialistas do Sebrae Minas, identificar as falhas e agir de forma rápida e assertiva na solução do problema pode auxiliar os empreendedores a fortalecer seus negócios e se manter no mercado. O tema será abordado em uma atividade gratuita, realizada pelo Sebrae com apoio da Expo Usipa, dentro da programação da feira, no dia 27 de julho.

A beleza das falhas
Foi assim o caminho trilhado para o nascimento da Influenzer - plataforma digital, criada em 2017, cujo foco é aumentar o engajamento entre empresas e clientes nas redes sociais. Antes de encontrar um formato que atendia às demandas do mercado, os criadores da solução precisaram reconstruir o projeto do zero, por três vezes.

Aléssio Miranda é um dos mentores do Influenzer. Tudo começou quando um aluno orientado por ele desenvolveu um sistema a pedido de uma empresa de eventos. O projeto sofreu alguns atrasos, e quando foi concluído e entregue, a empresa não tinha mais interesse no produto. Além da frustração em ver que o esforço e tempo empenhados na construção da plataforma não teriam o retorno imediato, os idealizadores ainda descobriram que o sistema, da forma em que foi pensado, não serviria para nenhuma outra empresa.

Aléssio. (Foto: divulgação)

Aléssio. (Foto: divulgação)

Após estudarem o cenário local e melhorarem a forma de abordagem e apresentação do produto ao cliente, a plataforma ficou pronta e deve ser lançada no mês de agosto. “Eles conseguiram aprender com os erros e estão prontos para dar a volta por cima”, comenta Aléssio Miranda.

Aléssio. (Foto: divulgação)

Aléssio. (Foto: divulgação)

Persistência é também uma das habilidades do empreendedor Italo Nanais. Após um período morando em Portugal, local em que aprendeu técnicas e particularidades do universo das tatuagens, Italo voltou ao Vale do Aço e, em 2012, abriu seu primeiro studio em Ipatinga, o D301. Hoje, depois de idas e vindas, o tatuador Italo Nanais comemora o sucesso das duas unidades da D301 no Vale do Aço.

Italo Nanais. (Foto: reprodução)

Italo Nanais. (Foto: reprodução)

Além de atuar como empreendedor, Italo ainda ministra cursos e participa de conferências e workshops por diversos países do mundo, onde apresenta e ensina a sua arte de tatuar. “O mundo da tatuagem é um universo que nem todos acreditam. Eu sempre acreditei e persisti naquilo que eu sonhava. Corri atrás, me capacitei e trabalho também capacitando outras pessoas”, destaca Italo Nanais.

Italo Nanais. (Foto: reprodução)

Italo Nanais. (Foto: reprodução)

Evento Expo Usipa
As histórias de sucesso e de superação de Aléssio e Italo serão apresentadas em uma ação interativa gratuita, realizada pelo Sebrae Minas, dentro da programação da 31ª Expo Usipa, no dia 27 de julho. O evento “Empreendedores sem filtro – Nós reconhecemos a beleza das falhas” tem o objetivo de motivar empreendedores do Vale do Aço por meio de experiências de superação e sucesso.

Serviço
“Empreendedores sem filtro – Nós reconhecemos a beleza das falhas”
Data: 27/07
Horário: 8h30 às 12h30

Inscrições: o evento é gratuito, aberto à comunidade mediante inscrição e doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal). As vagas são limitadas. Para participar, basta se inscrever pelo link https://www.sympla.com.br/ e levar o alimento no dia do evento.

Quem comparecer ao evento receberá, por e-mail, certificado de participação.

Destaques