PEC que reduz jornada máxima de trabalho para 36 horas semanais avança na CCJ do Senado
Proposta prevê transição em quatro anos, com manutenção de salários, dois dias de descanso remunerado e inspiração em experiências internacionais
Com objetivo de proteger a fauna e flora do Parque Estadual do Rio Doce (PERD), maior reserva de mata atlântica de Minas Gerais, o município de Timóteo executou a revitalização de aceiros no entorno da unidade de conservação ambiental. O trabalho foi realizado pela Secretaria de Obras, Serviços Urbanos, Habitação e Mobilidade e o setor de Defesa Civil em parceria com o Instituto Estadual de Florestas, equipe de brigadistas do PERD e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, entre outros parceiros.
O serviço ampliou a largura das faixas de aceiro, que, em média, passaram a ter cinco metros. A operação incluiu a recuperação de estradas, possibilitando o tráfego de carros e de caminhões pipas para o combate inicial de eventuais incêndios. A ação integra o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de Timóteo.

O secretário de Obras, Sérgio Martins, explica que a revitalização do aceiro do PERD abrange todos os bairros da Regional Leste, que fazem divisa com o parque. “Esta é uma ação preventiva que reduz de forma significativa o risco de proliferação de incêndios na mata do PERD. Além das faixas de aceiro, fizemos nas margens a poda de árvores com copas maiores que poderia facilitar a transmissão do fogo de uma área para outra”, explica o secretário.
Sérgio Martins frisou que, este ano, a unidade de conservação ambiental não foi atingida por incêndios. “Agradecemos o apoio da comunidade na proteção do parque. Os moradores devem estar vigilantes. Infelizmente, no ano passado, um incêndio provocou a queima de cerca de 600 hectares da mata, destruindo a fauna e flora”, lembrou.
.jpg)
Por sua vez, o soldado do Corpo de Bombeiros, Tales Oliveira Arruda, destacou a importância da parceria com os integrantes do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais para a proteção da unidade de conservação ambiental no período de estiagem. “A prevenção é de responsabilidade de todos e de cada um dos cidadãos”, afirma o militar, acrescentando que eventuais denúncias podem ser feitas pelos telefones 193 (Corpo de Bombeiros) e 181 (Disque Denúncia, que pode ser feito de forma anônima).