Funcionária da Secretaria de Fazenda sobrevive a grave acidente em elevador

Elevador do prédio público ultrapassa teto e deixa mulher com lesão na coluna cervical

Por Plox

19/07/2024 08h53 - Atualizado há 3 meses

A recepcionista Elaine Medeiros Ferreira, de 36 anos, sofreu uma grave lesão na coluna cervical após um elevador no prédio da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) do Rio de Janeiro ultrapassar o teto do 20º andar no dia 1º de julho. O acidente, inicialmente tratado como um caso de ferimentos leves pela Secretaria de Fazenda, resultou em uma cirurgia complexa e um longo processo de recuperação para Elaine.

Cirurgia e recuperação

Oito dias após o acidente, Elaine foi submetida a uma cirurgia no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). Ela permaneceu internada até receber alta nesta quinta-feira (18), agora com o pescoço imobilizado e ainda debilitada. Elaine precisa de ajuda para se locomover em casa e terá que retornar ao hospital para remover os pontos nos próximos dias.

Resgate e hospitalização

No dia do ocorrido, Elaine foi resgatada por bombeiros e levada ao Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio. A situação foi inicialmente relatada pelo Corpo de Bombeiros como ferimentos graves, mas a Secretaria de Fazenda contradisse essa informação, afirmando que a vítima estava bem. Devido à necessidade de cirurgia, ela foi transferida para o Into três dias após o acidente.

Trauma e medo

Elaine relata que o trauma do acidente deixou sequelas emocionais profundas. "Eu sou uma sobrevivente, mas uma sobrevivente que hoje depende de ajuda. Estou sobrevivendo ao pânico, porque não consigo ouvir barulho. O barulho me traz pânico, tormento, porque eu me lembro da situação. Mas eu estou aqui", desabafou Elaine.

Investigação e segurança

A Sefaz informou que os dispositivos de segurança do elevador reduziram o impacto do acidente e que as causas estão sendo investigadas pela Subsecretaria de Administração do órgão e pela empresa responsável pela manutenção dos elevadores. A Polícia Civil também realizou uma perícia no equipamento.

Histórico de problemas

Em abril, problemas semelhantes já haviam sido registrados, levando a Sefaz a enviar um comunicado aos servidores para evitarem o uso dos elevadores. Para tentar mitigar os riscos, a secretaria colocou dois funcionários de manutenção de plantão durante todo o dia.

Destaques