Brasil contrata navios para abrigar visitantes da COP30 em Belém

Embarcações de cruzeiro vão oferecer até 6 mil leitos durante o maior evento climático do mundo, com prioridade inicial para 98 países em desenvolvimento

Por Plox

19/07/2025 11h45 - Atualizado há 1 dia

Duas embarcações de cruzeiro, com cerca de 3.900 cabines no total, estão sendo contratadas para funcionar como hotéis temporários durante a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro deste ano em Belém, no Pará.


Imagem Foto: Reprodução


Com capacidade para até 6 mil leitos, os navios vão ajudar a suprir a demanda de hospedagem esperada com a chegada de mais de 40 mil pessoas. A contratação foi feita pela Secretaria Extraordinária para a COP30 e pela Embratur, que selecionou, via chamamento público, a operadora de viagens encarregada de contratar as embarcações MSC Seaview e Costa Diadema, além de comercializar suas cabines.



A ONU, que intermedia a distribuição das acomodações entre os países participantes, priorizará inicialmente 98 nações em desenvolvimento ou formadas por ilhas. Para esse grupo, as diárias chegam a US$ 220. Já os demais países poderão adquirir acomodações com valores de até US$ 600 por noite.



Os navios ficarão ancorados no Terminal Portuário de Outeiro, que está em fase de ampliação para atender à conferência. Uma ponte será responsável por ligar o terminal aos espaços da COP30, com previsão de deslocamento de cerca de 30 minutos.


Além dos cruzeiros, outras medidas vêm sendo adotadas para ampliar a rede hoteleira, como parcerias com plataformas de aluguel por temporada, incluindo Airbnb e Booking, para aumentar a oferta de imóveis cadastrados. O governo do Pará também prepara 17 escolas públicas para funcionar como hostels temporários durante o evento.


Destaques