Homenagem a Zacarias emociona familiares em Sete Lagoas com criação de mascote
Figura inspirada no comediante dos Trapalhões será símbolo cultural da cidade mineira; irmãs do artista se dizem surpresas e comovidas com a homenagem
Por Plox
19/07/2025 10h56 - Atualizado há 1 dia
Um dos rostos mais lembrados da comédia brasileira agora ganha um novo espaço na cidade onde nasceu. Sete Lagoas, localizada na região Central de Minas Gerais, prestou uma homenagem inédita a Zacarias, personagem interpretado por Mauro Faccio Gonçalves, ao lançar um mascote inspirado no humorista.

Batizado de “Zaca”, o personagem será o novo rosto das ações culturais e de comunicação da cidade, representando também o carinho dos moradores pelo artista que levou o nome de Sete Lagoas para todo o país como integrante do icônico grupo Os Trapalhões.
O lançamento do mascote tocou profundamente a família de Zacarias. Suas irmãs, Marlie Faccio Gonçalves, de 81 anos, e Wilma Faccio Gonçalves, de 88, falaram emocionadas sobre a homenagem. Marlie contou sobre a infância e juventude do irmão, destacando que ele trabalhou com o pai na loja da família e também na Rádio Cultura local. “Ele sempre teve um espírito livre. Foi para Brasília estudar belas artes, mas acabou mesmo encontrando seu caminho na TV”, relembrou.
Ela também citou passagens afetivas com os colegas de Zacarias: “Quando os Trapalhões faziam shows na região, comiam lá em casa. O Mussum era o mesmo dentro e fora da TV, muito carinhoso.” Sobre o reconhecimento, completou com gratidão: “É uma saudade boa. A gente não esperava por isso.”
Já Wilma mal conseguiu conter a emoção. “Já até marquei cardiologista. É muita emoção, professor, muita”, disse, rindo e chorando. Ela contou que até hoje encontra pessoas surpresas ao saberem que Zacarias era de Sete Lagoas. “Uma vez, uma menininha me viu e perguntou: ‘A senhora é do Zacarias? É mesmo?’”
O prefeito Douglas Melo (PSD) explicou que a criação do mascote não se limita ao seu mandato, mas é parte de um esforço para valorizar a cultura local e manter viva a memória do comediante. “Sou um sete-lagoano que sempre se incomodou com a falta de reconhecimento à história do Zacarias. O Zaca é uma figura com a cara do mineiro, que vai representar a cidade e informar sobre ações da prefeitura.”
Douglas destacou ainda o aspecto educativo da iniciativa. “Quando as crianças perguntarem quem é esse personagem que fala de vacinação ou volta às aulas, os pais vão contar. E a história dele vai continuar sendo lembrada com carinho.”
Para ele, é dever da cidade reconhecer quem a levou para o Brasil inteiro: “Se o país inteiro amou esse cara, nós temos que amá-lo ainda mais e manter vivas suas histórias.”