Ipatinga desativa hospital de retaguarda no Cidade Nobre

As instalações agora se revelam dispensáveis, já que a cidade, há vários dias, registra baixa ocupação da estrutura hospitalar antes existente

Por Plox

19/08/2020 08h59 - Atualizado há quase 5 anos

Diante dos números atuais apurados, o Executivo de Ipatinga anunciou nesta terça-feira (18) a desativação do Hospital de Retaguarda, que foi montado para uma eventual necessidade emergencial nas dependências da Escolas Estadual Canuta Rosa, no bairro Cidade Nobre, próximo ao Hospital Municipal. 
 
As instalações agora se revelam dispensáveis, já que a cidade, há vários dias, registra baixa ocupação da estrutura hospitalar antes existente.
 
O Hospital de Retaguarda foi montado com equipamentos do próprio município e a colaboração de outras cidades da microrregião, sem utilização de qualquer recurso federal ou estadual direcionado à Covid-19. 

HOSPITAL DE CAMPANHA (4) 0Foto: Divulgação PMI / Arquivo


 
Números positivos
 
A Secretaria Municipal de Saúde apresentou nesta terça-feira (18), ao Executivo, uma série de números positivos no combate à Covid-19, e foram estes dados os principais instrumentos para a tomada de decisão.
 
A taxa de transmissibilidade, que já esteve em 1,99 no pico da pandemia, no mês de julho, recuou para 0,96, e ela se mantém abaixo de 1 há três semanas consecutivas.
 
A média de ocupação de leitos UTI/Covid/SUS, levando em conta apenas os pacientes munícipes, se mantém numa média abaixo de 50%, e a de Enfermaria, considerando o mesmo critério, abaixo de 40%. Nesta terça-feira, entre os internados nos leitos de UTI/Covid/SUS no município, havia 17 pacientes de outras cidades e apenas 18 de Ipatinga.
 
Ainda conforme demonstrou a Secretaria Municipal de Saúde, vem caindo significativamente, na cidade, a taxa de letalidade, assim como os números diários e semanais de novos casos confirmados. A velocidade da contaminação também desacelerou.
 
Desde o pico da pandemia no município, entre 28 de junho e 4 de julho, há queda na média móvel de casos ativos. Ela se apresenta estável há 14 dias e registra redução há nada menos que sete semanas, mostraram os técnicos.

Destaques