Bispo renuncia a cargo após vazamento de vídeo íntimo no interior de São Paulo
Pedido foi aceito pelo Vaticano. Em gravação, religioso aparece seminu e acariciando órgão sexual
Por Plox
19/08/2021 08h49 - Atualizado há mais de 3 anos
Um bispo que teve um vídeo íntimo vazado nas redes sociais renunciou ao cargo na Diocese de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. O pedido foi aceito pelo Papa Francisco e divulgado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nessa quarta-feira (18).
Tomé Ferreira da Silva foi flagrado seminu e acariciando o órgão sexual em uma gravação viralizada na semana passada. Desde então, o religioso não se pronunciou sobre o caso, mas pediu para deixar a alta posição na igreja católica. No lugar dele, assumiu o arcebispo de Ribeirão Preto, Moacir Silva.
Em 2018, Tomé já havia renunciado ao cargo de coordenador regional da Arquidiocese de Ribeirão Preto devido a suspeitas de omissão em supostos casos de abuso sexual praticados por padres na diocese dele. Na ocasião, o próprio religioso teria trocado mensagens de cunho sexual com um jovem por meio de um aplicativo.
Devido a essa situação, o Vaticano teria enviado um representante à cidade para uma investigação sigilosa sobre as denúncias. O Plox procurou a Diocese de São José do Rio Preto, mas ainda não obteve retorno. Dom Tomé não foi localizado.