Criança e bisavó morrem de febre maculosa em Minas Gerais
Óbitos de menino, de quatro anos, e de senhora, de 73, foram confirmados nessa quarta-feira
Por Plox
19/08/2021 09h22 - Atualizado há mais de 3 anos
Duas pessoas da mesma família, sendo eles um garoto de quatro anos e a bisavó dele, de 73, faleceram em decorrência da febre maculosa, doença transmitida ao ser humano pela picada de carrapato infectado por bactéria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Os óbitos foram confirmados pela prefeitura nessa quarta-feira (18). A data exata das mortes, no entanto, não foi divulgada. De acordo com a administração municipal, os casos foram registrados no bairro Nacional, que faz divisa com a região da Pampulha, em Belo Horizonte.
No local onde viviam os dois integrantes da família há áreas verdes abertas, com presença de animais como cavalos, cães e até vacas. Em 2018, Contagem viveu um surto de febre maculosa, com uma série de infecções notificadas.
De acordo com a prefeitura, o trabalho de monitoramento da região e de casos foi intensificado em 2019, após o surto. O Executivo também informou que iniciou "sensibilização e panfletagem para os moradores da área do entorno, além da borrifação nas casas com produto específico de combate ao carrapato estrela" na sexta (13).
Já a Prefeitura de Belo Horizonte declarou que monitora a região, e dá orientações aos moradores sobre os riscos e formas de transmissão da doença, além de realizar ações sistemáticas de vigilância e controle dos carrapatos.
Por fim, disse que aplica carrapaticida em cavalos nas regionais Nordeste, Norte, Pampulha e Barreiro.