Encadernação artesanal: de hobby à renda extra

Em tempos de pandemia, a encadernação pode ser vista como uma nova oportunidade de negócio

Por Plox

19/08/2021 18h36 - Atualizado há mais de 2 anos

Os apaixonados por trabalhos manuais agora têm uma nova tendência que não para de crescer: a da encadernação artesanal. Caracterizado pela junção de folhas ou cadernos, por meio de uma costura, o processo manual ordena e dá forma a um volume compacto, facilitando o manuseio de documentos, além de torna-los mais bonitos e apresentáveis.

A encadernação manual, além de ser utilizada para conservar documentos, pode tornar trabalhos escolares mais diferenciados e enfeitar álbuns de fotografias, agendas, pastas, livros de memórias, planners e livros de receitas, por exemplo.

Crédito: Imagem de MW por Pixabay

 

Do básico ao avançado, existem diversas técnicas diferentes de encadernação que envolvem costura, confecção de miolos e forração em tecido, entre outros detalhes. Entre as mais populares estão: encadernação com costura, com cola de bricolagem, encadernação com wire-o e com espiral.

Ao investir em um curso de encadernação artesanal, você pode não só ganhar dinheiro trabalhando em casa, como também descobrir uma nova ocupação para esse momento onde muita gente ainda permanece em casa.

Vista como uma nova oportunidade de negócio nesses tempos de pandemia, a encadernação manual oferece às empreendedoras uma boa margem de lucro, já que as peças costumam ter baixo investimento para confecção.

Vale apostar nas produções personalizadas, como kits para datas especiais, os álbuns de casamento ou formatura e diários, que são os itens mais procurados por quem gosta desse tipo de trabalho artesanal.

Outra dica é cuidar dos detalhes e acabamentos, além de fazer uso de bons materiais, para assegurar que as peças tenham sempre qualidade e sejam recomendadas por seus clientes, garantindo assim o marketing eficiente e barato!
 

Destaques