Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Simões cobra Congresso e diz que vetos de Lula travam novas nomeações na Polícia Civil

Vice-governador aponta que impasses no Propag impedem aumento do efetivo da segurança pública em Minas Gerais

19/08/2025 às 13:52 por Redação Plox

Durante a inauguração da nova sede da Delegacia de Eventos e Proteção ao Turista, nesta terça-feira (19), o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), fez duras críticas aos vetos impostos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados, o Propag.


Imagem Foto: IMPRENSA

De acordo com Simões, os vetos do presidente estão travando a contratação de novos profissionais para a área da segurança pública no estado. Ele explicou que, mesmo com concursos autorizados, a Lei de Responsabilidade Fiscal impõe limites legais para a nomeação de policiais civis. O vice-governador destacou que o único caminho para resolver essa situação seria a derrubada dos vetos pelo Congresso Nacional.


"Nós temos vetos sobre o Propag pendentes de votação em Brasília. Um dos vetos nos impede de aumentar o efetivo da Polícia Civil. Eu tenho pedido um esforço nacional para que a gente derrube os vetos ao Propag, porque eles, além de trazerem uma folga de R$ 2 bilhões ao caixa de Minas Gerais por ano, também nos permitiriam aumentar o efetivo de algumas carreiras", afirmou o vice-governador.


"A única forma de acabar com essa limitação que tem sufocado o trabalho da polícia, que trabalha com um contingente menor do que o necessário, é derrubar os vetos", defendeu Simões. "A Polícia Civil precisa se expandir no número de mulheres e homens trabalhando. Mas para isso precisamos derrubar os vetos no Congresso Nacional".

O Propag foi elaborado em 2024 com apoio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e do então presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD). As medidas propostas no programa, segundo especialistas, apresentam vantagens para os estados endividados em comparação ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), sendo também defendidas pelo governador Romeu Zema.


Apesar de o presidente Lula ter sancionado o projeto autorizando novas negociações com os estados devedores da União, três vetos do Planalto desagradaram governadores de regiões com maiores dívidas, que desde o início do ano tentam articulações em Brasília para reverter a decisão e garantir a efetivação completa do Propag.


Compartilhar a notícia

Veja também
OPÁLEIROS-2_0.jpg
POLíTICA

Vereador acusado de matar prefeito de Naque responderá em liberdade

Gilmar Mendes vota por condenar deputada a mais de cinco anos de prisão por uso ilegal de arma em perseguição em SP
POLíTICA

Gilmar Mendes vota por condenar deputada a mais de cinco anos de prisão por uso ilegal de arma em perseguição em SP

STF já tem maioria para cassar mandato e prender Carla Zambelli após episódio com arma na capital paulista

(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)
POLíTICA

"Agora, é proibido ter novas ideias", declara Lula a ministros em reunião

Lula reiterou a necessidade de todas as ações passarem pela aprovação da Casa Civil, reforçando a ideia de que as políticas governamentais são ações coletivas, não individuais

Santana do Paraíso inicia obras de reestruturação do Trevo da Gameleira
POLíTICA

Santana do Paraíso inicia obras de reestruturação do Trevo da Gameleira

Projeto prevê melhorias na mobilidade urbana, segurança viária e preservação da histórica árvore Gameleira, tombada pelo IEPHA-MG