Trump cancela milhares de vistos de estudantes estrangeiros nos EUA

Cerca de 6 mil documentos foram anulados; maioria dos casos envolve violações legais e protestos políticos

Por Plox

19/08/2025 12h16 - Atualizado há 4 dias

Os Estados Unidos anunciaram, nesta segunda-feira (18), a revogação de 6 mil vistos de estudantes estrangeiros desde que Marco Rubio assumiu o cargo de secretário de Estado há sete meses. Segundo a gestão republicana, a medida faz parte de uma ofensiva apoiada pelo então presidente Donald Trump, voltada a endurecer as regras contra estudantes internacionais.


Imagem Foto: Pixabay


De acordo com o Departamento de Estado, aproximadamente 4 mil dos vistos cancelados estavam relacionados a violações da lei, incluindo agressões, dirigir sob efeito de álcool ou drogas, roubos e até casos de apoio ao terrorismo. A pasta não detalhou as nacionalidades dos estudantes afetados.



Rubio afirmou em março que revogava vistos diariamente, destacando que muitos dos atingidos seriam ativistas. “Cada vez que me deparo com esses lunáticos, retiro seus vistos”, declarou. Além disso, o governo de Trump manteve uma política rígida de deportações em massa contra imigrantes em situação irregular.



O endurecimento também atingiu universidades de elite, acusadas pelo ex-presidente de tolerar atos antissemitas após protestos pró-Palestina em seus campi. Entre os casos mais emblemáticos, estão o de Mahmoud Khalil, residente legal preso após liderar manifestações na Universidade Columbia, e o de Rumeysa Ozturk, estudante turca detida após publicar um artigo crítico a Israel na Universidade Tufts. Ambos foram libertados por ordem judicial meses depois.


Rubio reforçou que a administração tem poder para conceder e revogar vistos sem necessidade de revisão judicial, afirmando ainda que cidadãos estrangeiros não possuem direito constitucional à liberdade de expressão nos EUA.


Destaques