Como a tecnologia influencia o trânsito

Se você é (ou pretende se tornar) um profissional que atua nesse segmento, deve sempre estar atualizado nas novidades tecnológicas criadas para essa área

Por Plox

19/09/2019 16h15 - Atualizado há mais de 4 anos

A tecnologia, especialmente a internet, exerce grande influência em vários segmentos do nosso dia a dia. Você já reparou que hoje assistimos filmes e músicas via computador e smartphone? 

Esses exemplos são só alguns dentre muitos que sofreram influência das novas tecnologias e que refletem no modo como consumimos entretenimento.

Além disso, a praticidade que as lojas virtuais oferecem para quem quer adquirir um produto é outro exemplo. Graças a um e-commerce bastam alguns cliques no mouse para você efetuar a sua compra.

O trânsito também é influenciado diariamente pelas novas tecnologias. O modo como as oficinas, os centros de instrução e até a legislação atua na fiscalização das infrações tem relação com os recursos proporcionados pelas ferramentas tecnológicas.

A internet e as aulas de trânsito

Quando o EaD (Ensino à Distância) propiciou que as pessoas pudessem estudar sem sair de casa, o acesso à informação ficou mais rápido e prático. 

O mais interessante é que não é apenas Química e Física que dá para aprender via web, pois noções básicas de trânsito também são possíveis.

Graças a softwares avançados, a educação no trânsito teve alguns avanços. Como exemplo disso, é possível citar a criação de um sistema de escola online, que traz controle de frequência, grade de conteúdo e disponibilidade de atividades e tarefas para alunos.

A vantagem da tecnologia no ensino referente ao trânsito reside na facilidade de acesso ao conteúdo, pois o aluno pode aprender de onde ele estiver acessando dispositivos móveis ou desktop.

Alguns exemplos de ferramentas EaD que podem ser utilizadas em aulas de trânsito são o AVA e o Moodle. Há também simuladores que atuam para aperfeiçoar a prática dos alunos na direção de um veículo.

Um exemplo de simulador é o VRUM Simulado, que é disponível também para os dispositivos móveis.

A tecnologia no trânsito das grandes cidades

Quem mora em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre ou algum outro grande centro do Brasil, sabe que é possível perder horas preciosas do dia em engarrafamentos intermináveis. 

O fato é que, quanto maior a cidade, melhor deve ser o planejamento urbano. Nesse contexto, algumas ferramentas podem dar uma mãozinha. 

Por isso, vamos ver a seguir alguns exemplos de como a tecnologia pode auxiliar na organização do trânsito. 

Controle de semáforos

É possível utilizar sensores que percebem a presença de veículos e regulam o funcionamento do semáforo conforme o fluxo de tráfego.  

Caso não haja mais automóveis no local, o sinal fecha nessa via e abre na outra, evitando o acúmulo de carros.

Monitoramento remoto

Já existem câmeras de alta resolução com capacidade de captar algumas infrações das leis de trânsito, como, por exemplo, a não utilização do cinto de segurança, o estacionamento em local indevido e os excessos de velocidade.

Análises de tráfego

Em quais ruas passam mais caminhões? Em quais horários determinada avenida apresenta maior fluxo de veículos?

Obter dados precisos a respeito dessas questões é importante para a realização de um planejamento eficiente. Nesse caso, existem softwares que podem ajudar nessa tarefa, como o PETGyn.

O trânsito e a internet das coisas

O termo “Internet das coisas” (também conhecido como IoT) significa o modo como os objetos do nosso cotidiano se conectam para facilitar tarefas básicas. 

Um exemplo disso são as “casas inteligentes”, com móveis eletrodomésticos que podem ser acionados por comando de voz. 

No caso do trânsito, a tecnologia investe cada vez mais nos carros inteligentes, que são veículos cada vez mais autônomos com sensores que facilitam ações básicas, como estacionar, por exemplo. 

A tecnologia no gerenciamento do seu negócio

Quem possui uma oficina de automóveis tem um importante aliado para facilitar não apenas o gerenciamento, mas também a divulgação do seu serviço. Esse aliado é a internet.

Graças a um website, por exemplo, você vai poder interagir com os clientes, agendar serviços e divulgar melhor ainda o seu estabelecimento. 

Lembre-se que hoje em dia, se a sua oficina não está na internet, ela não está no radar dos clientes. Por isso, é importante que, ao investir em um espaço na web, você escolha uma boa hospedagem de site. 

A hospedagem oferece vários recursos, como mais proteção e velocidade no carregamento. É importante também contar com um registro de domínio, pois dessa maneira, o site da sua oficina vai transmitir mais autoridade e profissionalismo. 

Outro projeto interessante envolvendo trânsito e internet é investir em um blog com dicas sobre manutenção de veículos e novidades no mercado automotivo.


No entanto, lembre-se que para criar um blog ou site é preciso escolher uma plataforma de qualidade. A mais recomendada é a WordPress, pois oferece vários recursos, como plugins e templates variados. 

Conclusão

Seja para a educação de pedestres e motoristas, ou para quem quer iniciar um investimento no ramo automotivo, as ferramentas atuais estão aí para trazer mais facilidade.

Portanto, se você é (ou pretende se tornar) um profissional que atua nesse segmento, deve sempre estar atualizado nas novidades tecnológicas criadas para essa área.


 

Destaques