Igam decreta diminuição da captação de água e escassez no Rio das Velhas

Medida vai até 15 de novembro e impactará ainda, a Grande Belo Horizonte

Por Plox

19/09/2019 08h23 - Atualizado há mais de 4 anos

Foi decretada crise de escassez de água superficial entre o Rio das Velhas até Santo Hipólito (MG), com redução até a metade (50%) de outorgas para captação hídrica. A deliberação, por meio de uma portaria, foi anunciada nessa quarta-feira, 18 de setembro, pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e vai até 15 de novembro. A medida impactará ainda, a Grande Belo Horizonte.

Segundo o órgão, a restrição acontece porque o Rio das Velhas apresenta baixo volume de vazão, 70% a menos do que o nível aceitável. O volume por dia captado  para consumo humano e abastecimento público terá 20% de diminuição. No entanto, se chover, a medida será mitigada em outubro.

Plano da ONU quer incluir também administração de recursos hídricos  Foto: Uarlen Valerio

Rio das Velhas apresenta nível baixo- Foto: Reprodução

“A redução percentual de utilização da água outorgada, não implica, necessariamente, na redução do fornecimento de água", diz o Igam, afirmando que a medida é preventiva para assegurar a disponibilização da água para suas várias finalidades. No que diz respeito ao campo, na parte e irrigação, a limitação é de 25% de captação e no caso de setores agroindustriais e industriais a redução é de 30%.
 

Atualizada 14h10

 

Destaques