Ipatinga recebe parecer favorável para Delegacia da PF em Ipatinga

19/09/2019 16:16

Estudos técnicos realizados apontam potencial para real instalação de uma unidade de médio e grande porte

Publicidade

Após meses de negociações, o Executivo de Ipatinga recebeu nesta quarta-feira (18) a confirmação técnica quanto à viabilidade concreta de implantação de uma delegacia da Polícia Federal na cidade.

Segundo a PMI, estudos realizados por técnicos da Polícia Federal, em atendimento a pedido da Administração, apontam que município tem potencial e necessidade real para instalação de uma unidade de médio e até mesmo grande porte

A notícia foi dada pelo Superintendente-Adjunto da Polícia Federal em Minas Gerais, Alexandre Eustáquio Braga, e o agente da PF, Ricardo de Faria Marsicano, que se deslocaram até Ipatinga para comunicar ao prefeito Nardyello Rocha, durante reunião no gabinete do Executivo, o interesse para implantação do órgão em reconhecimento às necessidades.

PF-2Foto: divulgação

Estudo técnico
Um estudo técnico de viabilidade foi feito pela Polícia Federal, a pedido do Executivo municipal, e os resultados apontaram que a cidade de Ipatinga possui todos os requisitos para comportar a abertura de uma Delegacia da PF. A unidade seria de médio a grande porte, podendo receber cerca de 40 servidores para atender todo rol de serviços prestados pelo organismo. 

Além da grande demanda para emissão de passaportes, documento básico para viagens internacionais requisitado diariamente pelos moradores da região (que atualmente precisam se deslocar até Governador Valadares ou Belo Horizonte para serem atendidos), há também outro aspecto favorável à abertura de uma delegacia em Ipatinga. De acordo com os representantes da PF, cerca de 800 inquéritos relacionados à região do Vale do Aço tramitam hoje na capital mineira. O alto número de processos também embasa a necessidade de uma sede do órgão na região. 

Próximo passo 
Durante as negociações, o prefeito Nardyello Rocha sinalizou aos policiais federais que o governo não medirá esforços para viabilizar a implantação da delegacia na região. “Não tinha dúvida da necessidade que a região do Vale do Aço tinha de ter um posto da PF. Mas precisávamos desse parecer técnico para efetivamente lutar por essa conquista. Agora, com essa notícia favorável, o próximo passo é somar forças para tirar essa possibilidade do papel. Ainda esta semana pretendo convidar para uma reunião os prefeitos do Vale do Aço, os deputados que representam a região, empresas, participantes da Agenda de Convergência, autoridades de segurança pública, conselhos e outras entidades para nos unirmos em busca de engajamento voltado para a instalação da Delegacia em Ipatinga”, afirmou o prefeito Nardyello Rocha. 

Animado com a boa notícia, o prefeito ainda agradeceu a sensibilidade e a disposição do Superintendente Alexandre Braga e do agente Ricardo de Faria para se deslocarem até Ipatinga a fim de confirmar a viabilidade e a necessidade da abertura de uma delegacia da PF na cidade. 

“Num primeiro momento, fomos até Belo Horizonte em busca desse sonho, e a equipe da Polícia Federal nos recebeu muito bem. Ali nos informaram de que o primeiro passo seria a realização de estudo, um levantamento técnico para conhecer a realidade da região. Feito isso, eles vieram até Ipatinga para nos alegrar com a notícia da necessidade da abertura não só de um posto da PF, mas sim de uma Delegacia, o que é algo muito mais representativo. Além de atender a comunidade do Vale do Aço com serviço mais completo, a chegada deste órgão também gerará emprego e renda, uma vez que virão agentes e policiais para trabalharem, residirem e consumirem na nossa região”, concluiu o chefe do Executivo.  

Vantagens 
Emissão de passaporte, controle migratório, acordos celebrados pela Polícia Federal com organismos nacionais e internacionais, informações de interesse para os aposentados e pensionistas da PF, controle de armas, leilões organizados pelo órgão, produtos químicos e segurança privada são alguns dos serviços que estarão à disposição da população com a chegada da Delegacia da Polícia Federal. 
 



Publicidade