Bolsonaro viaja a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU

Presidente já havia comentado durante a semana o discurso que pretende fazer

Por Plox

19/09/2021 07h28 - Atualizado há mais de 2 anos

O presidente Jair Bolsonaro viaja para Nova York neste domingo (19), para participar, presencialmente, da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A saída está marcada, às 9h30 da manhã, da Base Aérea de Brasília.

A agenda presidencial deste fim de semana e da próxima segunda-feira (20) foi divulgada na sexta (17). No ano passado, 2020, a assembleia ocorreu de forma digital e, neste ano, será de forma híbrida, isto é, alguns participantes estarão no local do evento e outros acompanharam de forma on-line. 

 

A 76º edição do encontro tem como tema: "Construindo resiliência por meio da esperança – para se recuperar de Covid-19, reconstruir a sustentabilidade, responder às necessidades do planeta, respeitar os direitos das pessoas e revitalizar as Nações Unidas”, como definido pela ONU.

Na transmissão ao vivo nas redes sociais do presidente da última quinta (16), Bolsonaro comentou sobre o discurso que pretende fazer: “Vou fazer o discurso de abertura. Um discurso tranquilo, bastante objetivo, focando nos pontos que interessam para nós. É um palanque muito bom para isso também, serve como palanque, aquilo lá. Vamos mostrar objetivamente o que é o Brasil, o que estamos fazendo na questão da pandemia, coisa que somos atacados o tempo todo né, bem como o agronegócio, a energia no Brasil”, afirmou o presidente na live. 

Presidente no discurso da Assembleia Geral da ONU em 2019. Foto: Alan Santos/PR/Agência Brasil

 

A comitiva do Brasil deve conter 18 pessoas além do presidente Bolsonaro: Marcelo Queiroga, ministro da Saúde; Carlos Alberto França, ministro das Relações Exteriores; Anderson Torres, ministro da Justiça e Segurança Pública; Paulo Guedes, ministro da Economia; Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente; Gilson Machado, ministro do Turismo; Luiz Eduardo Ramos, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência; Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência; Eduardo Bolsonaro, deputado federal; Flávio Rocha, secretário especial de Assuntos Estratégicos da Presidência; Nestor Forster, embaixador do Brasil nos Estados Unidos da América; Ronaldo Costa Filho, representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas; Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal; Michelle Bolsonaro, primeira-dama; Rodrigo de Bittencourt Mudrovitsch, convidado especial; além dos intérpretes Paulo Angelo Liégio Matão, Claudia Chauvet e Rachel Alves Bezerra.

Destaques