Vídeo mostra lava de vulcão destruindo estrada e vegetação

Alerta foi emitido no Brasil no qual informa que se caso o vulcão atingisse o nível mais alto de atividade vulcânica, poderia causar um tsunami com força suficiente para chegar ao litoral Norte e Nordeste do país

Por Plox

19/09/2021 14h45 - Atualizado há mais de 2 anos

O vulcão Cumbre Vieja, localizado nas Ilhas Canárias (Espanha), na costa da África, entrou em erupção neste domingo (19). Na última semana foi noticiado no Brasil que se o vulcão entrasse em erupção poderia causar um tsunami que atingiria o litoral brasileiro.

Um alerta foi emitido no Brasil no qual informa que se caso o vulcão atingisse o nível mais alto de atividade vulcânica, poderia causar um tsunami com força suficiente para chegar ao litoral Norte e Nordeste do país.

Foto: Reprodução

 

O nível de atividade que o vulcão atingiu é baixo, mas as autoridades locais pediram que os moradores evacuarem a área. Vídeos gravados pela imprensa espanhola mostram o momento em que o vulcão entra em erupção e logo depois a lava tomando conta de uma estrada e vegetação.

Fábio Braz Machado, pesquisador da Universidade Federal do Paraná e membro da Sociedade Brasileira de Geologia, disse que o litoral brasileiro não corre risco de sofrer uma catástrofe, e sim no máximo uma "ressaca". 
 

Destaques