Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Proposta que classifica alimento para pets como "supérfluo" enfrenta resistência e indignação pública

Controvérsia sobre aumento de ICMS para ração animal em Minas Gerais

19/09/2023 às 11:42 por Redação Plox

A proposta de lei, identificada como Projeto de Lei 1.295/2023, tem sido motivo de controvérsia na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O projeto, assinado pelo governador Romeu Zema (Novo), visa incluir a ração para animais na lista de produtos considerados supérfluos e sugere um aumento na alíquota do ICMS de 25% para até 27%. Ainda que a proposta tenha obtido parecer positivo de algumas comissões, ela enfrenta resistência significativa, impedindo que uma data para votação em plenário seja definida.

 

 

 

 

Foto: Freepik

Destinação do Imposto e Reação Popular

Os valores arrecadados pelo aumento proposto seriam destinados ao Fundo de Erradicação da Miséria (FEM). Essa taxação adicional não é completamente nova, já tendo sido implementada esporadicamente desde 2011. Contudo, a insistência em categorizar a ração para pets como um item "dispensável" tem causado indignação, sobretudo entre tutores e defensores dos direitos dos animais.

Franklin Oliveira, ativista e responsável por um abrigo com cerca de 70 animais em Belo Horizonte, destaca a significativa diferença que 2% podem fazer. Ele menciona que o adicional poderia ser utilizado para comprar medicamentos para os animais: “O valor que pagaremos a mais poderia ser usado para comprar uma caixa de antibióticos para os animais”, cita Oliveira.

 

 

 

Opiniões Políticas e Repercussão na Mídia

Fred Costa (Patriota-MG), deputado federal e defensor da causa animal, expressou sua contrariedade ao projeto, afirmando que o alimento para pets é essencial e não supérfluo. Ele ressalta que o aumento proposto pode impactar negativamente abrigos de animais e a qualidade de vida dos pets.

A polêmica decisão reverberou nacionalmente, com figuras públicas como a ativista Luísa Mell manifestando-se contra. Em uma publicação que alcançou mais de 90 mil curtidas, Mell destacou: “É inacreditável que alimentação para nossos animais seja considerado supérfluo assim como cigarro”.

 

Posição do Governo

Até o momento da última atualização, o governo de Minas Gerais não emitiu qualquer posicionamento sobre a inclusão da ração para pets na lista de produtos supérfluos ou sobre a possibilidade de reavaliação dessa decisão.

Compartilhar a notícia

Veja também
Escala de pagamento Governo de Minas Gerais
ECONOMIA

Governo de MG anuncia escala de pagamento de abril e quita 13º de servidores

Segundo Governo, o restante do abono salarial, referente ao ano de 2020, será quitado no dia 9 de abril

Industria no Brasil
ECONOMIA

Produção industrial de Minas Gerais recua em janeiro, aponta pesquisa

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM Regional), divulgada pelo IBGE

ECONOMIA

Minas recebeu mais de 8,5 mil novas empresas em agosto

No acumulado do ano, já são quase 66 mil novos empreendimentos em todas as regiões do estado, que mantém crescimento de 12% frente ao mesmo período de 2023

Foto: Reprodução / Assessoria da AMM
ECONOMIA

Reforma Tributária: impactos diversos para cidades mineiras

Bernardo Motta Moreira, professor de direito tributário do Ibmec BH, alerta para o cuidado com as projeções

para você
Viatura PRF
POLíCIA

Suspeito de matar mulher a facadas é preso na BR-262 em Minas Gerais

Crime aconteceu em Betim e o homem foi preso pela PRF a mais de 200 km do local do crime

 Foto: Reprodução redes sociais
GERAL

Fusca pendura em coqueiro após deslizar em barranco em MG

Veículo desliza por barranco e é resgatado sem feridos em Ipuiúna

zema
POLíTICA

Romeu Zema faz alerta aos mineiros para evitar aglomeração durante o feriado de Corpus Christi

Governador e secretário de Saúde reforçam necessidade do uso de máscaras e distanciamento social para barrar crescente número de casos de covid-19

covid19
SAúDE

Minas Gerais registra 7.133 casos de Covid-19 nas últimas 24h

Também foram confirmados mais 60 mortes em decorrência da doença