Aumento de internações por doenças respiratórias gera alerta no Brasil
Internações subiram 27,6% entre janeiro e agosto, com custos adicionais de R$ 11 milhões em 2024.
Por Plox
19/09/2024 07h18 - Atualizado há 4 meses
As internações por doenças respiratórias em hospitais públicos e filantrópicos do Brasil aumentaram 27,6% entre janeiro e agosto de 2024, em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo dados da Planisa, empresa de gestão hospitalar, esse aumento resultou em uma despesa adicional de R$ 11 milhões, destacando o impacto econômico nas unidades de saúde.
Desafios hospitalares e estratégias de enfrentamento
Marcelo Carnielo, diretor de Serviços da Planisa e especialista em gestão de custos hospitalares, alertou para a pressão financeira enfrentada pelos hospitais devido ao aumento nos custos diários de tratamento. Ele destacou que os hospitais precisarão investir em estratégias de prevenção, como o incentivo à vacinação contra doenças respiratórias e sazonais, cuja incidência está ligada às condições climáticas.
Para lidar com esses desafios, os hospitais terão que adaptar seu planejamento, especialmente em períodos de picos sazonais e eventos climáticos extremos. Entre as medidas sugeridas por Carnielo estão a otimização da alocação de leitos, pessoal e recursos, além da revisão contínua dos protocolos hospitalares.