Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Polícia

PF desmantela quadrilha de mineração ilegal na BR-040 em MG

Operação da Polícia Federal apreende veículos e suspende empresas envolvidas em extração ilegal de minério de ferro, colocando em risco a segurança de gasoduto

19/09/2024 às 20:49 por Redação Plox

Na manhã desta quinta-feira (19), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação de grande escala contra uma quadrilha envolvida em mineração ilegal de minério de ferro ao longo da BR-040, uma das rodovias mais movimentadas de Minas Gerais. A operação, denominada SOS-040, ocorre simultaneamente em sete cidades: Sete Lagoas, Itabirito, Contagem, Pedro Leopoldo, Nova Lima, Itabira e Belo Horizonte. A ação visa combater o esquema criminoso que coloca em risco, entre outros, o gasoduto da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), principal denunciante do caso.

Foto: reprodução

Mandados e apreensões em sete municípios

Durante a operação, foram cumpridos diversos mandados de busca e apreensão. A Polícia Federal destacou em nota que, além das buscas, foram sequestrados 19 veículos de carga utilizados para transportar o minério ilegalmente extraído. Também foram suspensas as atividades de duas empresas localizadas em Itabirito, que operavam sem o licenciamento ambiental necessário para o tratamento do minério de ferro. Essas empresas foram identificadas como parte fundamental da cadeia criminosa.

Esquema organizado e perigoso

As investigações, iniciadas após a denúncia da Gasmig, revelaram detalhes preocupantes sobre a operação da quadrilha. De acordo com a Polícia Federal, o grupo contava com uma estrutura complexa, envolvendo a contratação de motoristas e operadores de máquinas para realizar a extração do minério. Além disso, "olheiros" e indivíduos armados eram utilizados para garantir a segurança das operações criminosas, o que evidencia o nível de organização do esquema. As investigações também permitiram identificar empresas que compravam o minério extraído ilegalmente, reforçando a gravidade da situação.

Com a operação SOS-040, a PF busca desmantelar totalmente a rede criminosa, não apenas apreendendo materiais e interrompendo as atividades ilegais, mas também responsabilizando os envolvidos por crimes ambientais e por colocar em risco a infraestrutura crítica da região.

 

 

 

 

 

Compartilhar a notícia

Veja também
Quatro pessoas são presas por tráfico de drogas em Ipatinga
POLíCIA

Quatro pessoas são presas por tráfico de drogas em Ipatinga

Ação policial flagra suspeitos com entorpecentes, câmeras de vigilância e balança de precisão

Caminhoneiro de Antônio Dias morre em acidente na BR-381 em Nova Era
POLíCIA

Caminhoneiro de Antônio Dias morre em acidente na BR-381 em Nova Era

Veículo capotou e caiu em ribanceira; vítima foi arremessada para fora e morreu ainda no local

reprodução
POLíCIA

Caminhão-pipa perde o freio em morro e capota em Governador Valadares

O caminhão subia um morro íngreme e estreito, quando precisou parar ao encontrar um carro vindo em direção contrária. O freio não segurou o veículo, e o caminhão derrapou para trás

capa.jpg
POLíCIA

RJ: jovem é morto com um tiro ao tentar salvar mãe de assalto

O jovem foi atingido no pescoço. O crime ocorreu em Barra de Guaratiba, no RJ

para você
Dia Mundial do Rim alerta para prevenção e diagnóstico precoce das doenças renais
SAúDE

Dia Mundial do Rim alerta para prevenção e diagnóstico precoce das doenças renais

Campanha reforça a importância do exame de creatinina e hábitos saudáveis para preservar a função renal

IBGE
EMPREGO

IBGE lança novo concurso para 15 mil vagas de recenseador

Há vagas ainda não preenchidas em diversos municípios do país

HMC
SAúDE

Hospital Márcio Cunha recebe certificado de excelência em UTIs

Hospital em Ipatinga teve todas as suas 6 unidades de terapia intensiva classificadas como Top Performer, em certificado oferecido pela Epimed e Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib)

capa
EDUCAçãO

Faculdade Única em Contagem desloca ensino presencial para online: Alunos protestam

A administração da Faculdade Única justificou o fechamento das aulas presenciais como uma decisão de posicionamento de mercado